Alfabetização científica e questões sociocientíficas: energia e destino de resíduos em Curitiba e Região Metropolitana
In this work, it has been discussed scientific literacy possibilities in High School, with the development of an instructional sequence for approaching socioscientific issues, concerning energy and disposal of residues in Curitiba and Metropolitan Area. The instructional sequence was developed in th...
Autor principal: | Maria, Ligia Esteves |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8845 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-8845 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-88452020-11-11T18:25:06Z Alfabetização científica e questões sociocientíficas: energia e destino de resíduos em Curitiba e Região Metropolitana Maria, Ligia Esteves Sutil, Noemi Lixo - Eliminação Discussões e debates Refuse and refuse disposal Debates and debating Licenciatura em Física In this work, it has been discussed scientific literacy possibilities in High School, with the development of an instructional sequence for approaching socioscientific issues, concerning energy and disposal of residues in Curitiba and Metropolitan Area. The instructional sequence was developed in three meetings, with students writing production at the end. These production analyses were accomplished considering Content Analysis characteristics and fundaments and the argumentation model proposed by Stephen Toulmin. Among the possibilities for scientific literacy are highlighted: the appropriation of scientific knowledge; development of constructive conception of science associated with society, culture and environment; public participation in matters relating to science, technology, society and environment; argumentation. Advances can be emphasized regarding the explicitness of reasoned arguments and involvement in analyzing and proposing solutions to the presented situations. Neste trabalho, discutem-se possibilidades de alfabetização científica no Ensino Médio, com o desenvolvimento de uma sequência didática, em abordagem de questões sociocientíficas envolvendo energia e destino de resíduos em Curitiba e Região Metropolitana. A sequência didática compreendeu três encontros, em que houve produções escritas dos estudantes. A análise dessas produções foi realizada de acordo com pressupostos e características de Análise de Conteúdo e modelo de argumentação proposto por Stephen Toulmin. Entre as possibilidades de alfabetização científica são destacadas: apropriação de conhecimentos científicos; desenvolvimento de concepção de ciência construtiva associada à sociedade, cultura e ambiente; participação pública em questões relativas à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; argumentação. Podem ser ressaltados avanços em relação à explicitação de argumentos fundamentados e envolvimento na análise e proposição de soluções às situações apresentadas. 2020-11-11T18:25:06Z 2020-11-11T18:25:06Z 2014-09-04 bachelorThesis MARIA, Ligia Esteves. Alfabetização científica e questões sociocientíficas: energia e destino de resíduos em Curitiba e Região Metropolitana. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8845 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Física |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Lixo - Eliminação Discussões e debates Refuse and refuse disposal Debates and debating Licenciatura em Física |
spellingShingle |
Lixo - Eliminação Discussões e debates Refuse and refuse disposal Debates and debating Licenciatura em Física Maria, Ligia Esteves Alfabetização científica e questões sociocientíficas: energia e destino de resíduos em Curitiba e Região Metropolitana |
description |
In this work, it has been discussed scientific literacy possibilities in High School, with the development of an instructional sequence for approaching socioscientific issues, concerning energy and disposal of residues in Curitiba and Metropolitan Area. The instructional sequence was developed in three meetings, with students writing production at the end. These production analyses were accomplished considering Content Analysis characteristics and fundaments and the argumentation model proposed by Stephen Toulmin. Among the possibilities for scientific literacy are highlighted: the appropriation of scientific knowledge; development of constructive conception of science associated with society, culture and environment; public participation in matters relating to science, technology, society and environment; argumentation. Advances can be emphasized regarding the explicitness of reasoned arguments and involvement in analyzing and proposing solutions to the presented situations. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Maria, Ligia Esteves |
author_sort |
Maria, Ligia Esteves |
title |
Alfabetização científica e questões sociocientíficas: energia e destino de resíduos em Curitiba e Região Metropolitana |
title_short |
Alfabetização científica e questões sociocientíficas: energia e destino de resíduos em Curitiba e Região Metropolitana |
title_full |
Alfabetização científica e questões sociocientíficas: energia e destino de resíduos em Curitiba e Região Metropolitana |
title_fullStr |
Alfabetização científica e questões sociocientíficas: energia e destino de resíduos em Curitiba e Região Metropolitana |
title_full_unstemmed |
Alfabetização científica e questões sociocientíficas: energia e destino de resíduos em Curitiba e Região Metropolitana |
title_sort |
alfabetização científica e questões sociocientíficas: energia e destino de resíduos em curitiba e região metropolitana |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
MARIA, Ligia Esteves. Alfabetização científica e questões sociocientíficas: energia e destino de resíduos em Curitiba e Região Metropolitana. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8845 |
_version_ |
1805300013895516160 |
score |
10,814766 |