Inserção de um tópico de física moderna e contemporânea no ensino médio: elaboração de uma unidade didática com foco em nanociências e nanotecnologia
This work relates to the insertion of a Modern and Contemporary Physics topic in high school. More specifically, the topic refers to the production, characterization and application of nanoparticles. Special attention is given to the importance of “didactic transposition” which refers to the transf...
Autor principal: | Ribeiro, Thalita Rodrigues |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8846 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-8846 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-88462020-11-11T18:25:08Z Inserção de um tópico de física moderna e contemporânea no ensino médio: elaboração de uma unidade didática com foco em nanociências e nanotecnologia Ribeiro, Thalita Rodrigues Bezerra Junior, Arandi Ginane Alves, João Amadeus Pereira Nanotecnologia Física - Estudo e ensino Nanociência Nanotechnology Physics - Study and teaching Nanoscience Licenciatura em Física This work relates to the insertion of a Modern and Contemporary Physics topic in high school. More specifically, the topic refers to the production, characterization and application of nanoparticles. Special attention is given to the importance of “didactic transposition” which refers to the transformations undertaken by a body of knowledge from “scholarly knowledge”, which is produced in academia, to “taught knowledge”, which is actually taught at schools, in the classrooms. In this process, Interdisciplinarity should be pointed out as an important element, considering the diverse aspects of science, including Biology, Health Sciences, and Humanities, that are involved in and related to nanoscience and nanotechnology. The work consisted in elaborating a didactic unit regarding the chosen topic. The didactic unit was used in high school Physics classes taught to students attending the last year of secondary education, in the city of Curitiba, Brazil. The results obtained reveal that the didactic unit was efficient to arouse student’s interest towards nanoscience and nanotechnology, and mobilized their engagement with the topic. The results also show that students understand the multidisciplinary nature of nanoscience and nanotechnology, including its process of constant building of scientific concepts. In addition, students comprehend its importance to technological development. O presente trabalho aborda a inserção de um tópico de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, mais especificamente, a produção, caracterização e aplicação de nanopartículas. Partiu-se do pressuposto que, para tomar tópicos de Nanociência e Nanotecnologia mais acessíveis ao entendimento dos alunos, seja de fundamental importância, para o Ensino de Física, observar e compreender o processo que encadeia a ciência desenvolvida pelo cientista, o dito “saber sábio”, e o “saber ensinado”, aquele tratado educacionalmente em sala de aula. Neste processo, também se inserem saberes que podem ser abordados de forma multidisciplinar, envolvendo aspectos das ciências exatas e da natureza de forma articulada às áreas da biologia, saúde e ciências humanas. Desta forma, foi elaborada uma unidade didática sobre o tópico escolhido e foram realizadas três horas-aula abordando a temática, de modo a contemplar uma turma regular de terceiro ano do Ensino Médio, na região metropolitana de Curitiba. Os resultados obtidos revelam que a unidade didática despertou o interesse dos estudantes e mobilizou seu engajamento com o tema. Os resultados também mostram que os estudantes compreendem a natureza multidisciplinar da Nanociência e da Nanotecnologia, incluindo seu processo de constante construção de conteúdos científicos, bem como sua importância para o desenvolvimento tecnológico. 5000 2020-11-11T18:25:08Z 2014-09-02 bachelorThesis RIBEIRO, Thalita Rodrigues. Inserção de um tópico de física moderna e contemporânea no ensino médio: elaboração de uma unidade didática com foco em nanociências e nanotecnologia. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8846 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Física |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Nanotecnologia Física - Estudo e ensino Nanociência Nanotechnology Physics - Study and teaching Nanoscience Licenciatura em Física |
spellingShingle |
Nanotecnologia Física - Estudo e ensino Nanociência Nanotechnology Physics - Study and teaching Nanoscience Licenciatura em Física Ribeiro, Thalita Rodrigues Inserção de um tópico de física moderna e contemporânea no ensino médio: elaboração de uma unidade didática com foco em nanociências e nanotecnologia |
description |
This work relates to the insertion of a Modern and Contemporary Physics topic in high school. More specifically, the topic refers to the production, characterization and application of nanoparticles. Special attention is given to the importance of “didactic transposition” which refers to the transformations undertaken by a body of knowledge from “scholarly knowledge”, which is produced in academia, to “taught knowledge”, which is actually taught at schools, in the classrooms. In this process, Interdisciplinarity should be pointed out as an important element, considering the diverse aspects of science, including Biology, Health Sciences, and Humanities, that are involved in and related to nanoscience and nanotechnology. The work consisted in elaborating a didactic unit regarding the chosen topic. The didactic unit was used in high school Physics classes taught to students attending the last year of secondary education, in the city of Curitiba, Brazil. The results obtained reveal that the didactic unit was efficient to arouse student’s interest towards nanoscience and nanotechnology, and mobilized their engagement with the topic. The results also show that students understand the multidisciplinary nature of nanoscience and nanotechnology, including its process of constant building of scientific concepts. In addition, students comprehend its importance to technological development. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Ribeiro, Thalita Rodrigues |
author_sort |
Ribeiro, Thalita Rodrigues |
title |
Inserção de um tópico de física moderna e contemporânea no ensino médio: elaboração de uma unidade didática com foco em nanociências e nanotecnologia |
title_short |
Inserção de um tópico de física moderna e contemporânea no ensino médio: elaboração de uma unidade didática com foco em nanociências e nanotecnologia |
title_full |
Inserção de um tópico de física moderna e contemporânea no ensino médio: elaboração de uma unidade didática com foco em nanociências e nanotecnologia |
title_fullStr |
Inserção de um tópico de física moderna e contemporânea no ensino médio: elaboração de uma unidade didática com foco em nanociências e nanotecnologia |
title_full_unstemmed |
Inserção de um tópico de física moderna e contemporânea no ensino médio: elaboração de uma unidade didática com foco em nanociências e nanotecnologia |
title_sort |
inserção de um tópico de física moderna e contemporânea no ensino médio: elaboração de uma unidade didática com foco em nanociências e nanotecnologia |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
RIBEIRO, Thalita Rodrigues. Inserção de um tópico de física moderna e contemporânea no ensino médio: elaboração de uma unidade didática com foco em nanociências e nanotecnologia. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8846 |
_version_ |
1805309439073320960 |
score |
10,814766 |