Letramentos digitais na formação de licenciandos em Letras da UTFPR

This study is inserted in the Applied Linguistics area, specifically within the Computer Assisted Language Learning (CALL) field and it aims to describe and analyze the process of digital literacy in an undergraduate degree course in Languages. This is a descriptive study with a quantitative survey...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Michelle Regina Alves dos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8878
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-8878
recordtype dspace
spelling riut-1-88782020-11-11T18:33:52Z Letramentos digitais na formação de licenciandos em Letras da UTFPR Santos, Michelle Regina Alves dos Martins, Claudia Beatriz Monte Jorge Tecnologia educacional Linguística aplicada Educação - Efeito das inovações tecnológicas Ensino superior - Efeito de inovações tecnológicas Educational technology Applied linguistics Education - Effect of technological innovations on Education, Higher - Effect of technological innovations on Licenciatura em Letras This study is inserted in the Applied Linguistics area, specifically within the Computer Assisted Language Learning (CALL) field and it aims to describe and analyze the process of digital literacy in an undergraduate degree course in Languages. This is a descriptive study with a quantitative survey that makes use of a questionnaire as an instrument for data collection. The instrument for data collection is a questionnaire that was applied to students in the 7th semester of the Languages Course of UTFPR. Based on studies by Lankshear and Knobel (2005) and Warschauer and Meskill (2000), we found that these students are, in a way, prepared to use technology in the classroom, but the course itself is not responsible for this literacy. Thus, the subjects related to technology use are not being effective, which means that they must be rethought. O presente estudo está inserido na área de Linguística Aplicada, mais especificamente dentro do campo Computer Assisted Language Learning (CALL) e tem por objetivo descrever e analisar o processo de letramento digital em um curso de licenciatura em Letras. Este é um estudo descritivo do tipo levantamento quantitativo que faz uso de um questionário como instrumento de coleta de dados. O instrumento de coleta de dados é um questionário que foi aplicado em alunos do 7o semestre do Curso de Letras da UTFPR. Com base nos estudos de Lankshear e Knobel (2005) e Warschauer e Meskill (2000), foi possível verificar que estes alunos são, de certa forma, preparados para utilizar a tecnologia na sala de aula, mas o curso em si não é o responsável para este letramento. Assim, as disciplinas relacionadas com o uso da tecnologia não estão sendo profícuas, o que significa que elas devem ser repensadas. 2020-11-11T18:33:52Z 2020-11-11T18:33:52Z 2014-02-25 bachelorThesis SANTOS, Michelle Regina Alves dos. Letramentos digitais na formação de licenciandos em Letras da UTFPR. 2014. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8878 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Tecnologia educacional
Linguística aplicada
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Ensino superior - Efeito de inovações tecnológicas
Educational technology
Applied linguistics
Education - Effect of technological innovations on
Education, Higher - Effect of technological innovations on
Licenciatura em Letras
spellingShingle Tecnologia educacional
Linguística aplicada
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Ensino superior - Efeito de inovações tecnológicas
Educational technology
Applied linguistics
Education - Effect of technological innovations on
Education, Higher - Effect of technological innovations on
Licenciatura em Letras
Santos, Michelle Regina Alves dos
Letramentos digitais na formação de licenciandos em Letras da UTFPR
description This study is inserted in the Applied Linguistics area, specifically within the Computer Assisted Language Learning (CALL) field and it aims to describe and analyze the process of digital literacy in an undergraduate degree course in Languages. This is a descriptive study with a quantitative survey that makes use of a questionnaire as an instrument for data collection. The instrument for data collection is a questionnaire that was applied to students in the 7th semester of the Languages Course of UTFPR. Based on studies by Lankshear and Knobel (2005) and Warschauer and Meskill (2000), we found that these students are, in a way, prepared to use technology in the classroom, but the course itself is not responsible for this literacy. Thus, the subjects related to technology use are not being effective, which means that they must be rethought.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Santos, Michelle Regina Alves dos
author_sort Santos, Michelle Regina Alves dos
title Letramentos digitais na formação de licenciandos em Letras da UTFPR
title_short Letramentos digitais na formação de licenciandos em Letras da UTFPR
title_full Letramentos digitais na formação de licenciandos em Letras da UTFPR
title_fullStr Letramentos digitais na formação de licenciandos em Letras da UTFPR
title_full_unstemmed Letramentos digitais na formação de licenciandos em Letras da UTFPR
title_sort letramentos digitais na formação de licenciandos em letras da utfpr
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SANTOS, Michelle Regina Alves dos. Letramentos digitais na formação de licenciandos em Letras da UTFPR. 2014. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8878
_version_ 1805306625276248064
score 10,814766