Avaliação da produção textual: reflexões acerca da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar

This research aims to reflect on the process of evaluating texts of argumentative genres in Primary Education (from 6th to 9th grade). First, a brief overview is presented about mother tongue teaching, with special attention given to the issue of written text production and its evaluation in school....

ver descrição completa

Autor principal: Persegona, Marina Siqueira
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8949
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-8949
recordtype dspace
spelling riut-1-89492020-11-11T18:35:48Z Avaliação da produção textual: reflexões acerca da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar Evaluating writing: reflections on evaluting wariting of argumentating texts Persegona, Marina Siqueira Silva, Luciana Pereira da Silva, Luciana Pereira da Remenche, Maria de Lourdes Rossi Rohling, Nívea Língua materna - Estudo e ensino Escrita Avaliação Lingüística estrutural Native language - Study and teaching Writing Evaluation Structural linguistics CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This research aims to reflect on the process of evaluating texts of argumentative genres in Primary Education (from 6th to 9th grade). First, a brief overview is presented about mother tongue teaching, with special attention given to the issue of written text production and its evaluation in school. Next, proposals regarding the evaluation of texts previously elaborated by theorists, such as Passarelli (2012), Abaurre&Abaurre (2012), Antunes (2003) and Wachowicz (2015), are investigated and analyzed. Using these discussions as a basis, this study intends to deepen the analysis of evaluating argumentative textual genres and to propose a elaboration of a specific criteria table for these textual genres. To this end, a questionnaire completed by public school teachers from Paraná, Brazil, was applied and analyzed. It is believed that the use of a criteria table supports the process of evaluating argumentative texts. Este trabalho propõe reflexões sobre o processo de avaliação da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar no Ensino Fundamental II. Para tanto, em um primeiro momento, será apresentado um breve panorama sobre o ensino de língua materna, em especial sobre a questão da produção de texto escrito e de sua avaliação na escola. Em seguida, serão investigadas e analisadas algumas propostas de avaliação de textos já elaboradas por outros teóricos, como Passarelli (2012), Abaurre&Abaurre (2012), Antunes (2003) e Wachowicz (2015). A partir dessas discussões, há um aprofundamento da avaliação da escrita de gêneros de base argumentativa e a elaboração de uma tabela de critérios específica para tais gêneros. Tal proposta é embasada nas concepções teóricas estudadas e na investigação, via questionário, com professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná. 2020-11-11T18:35:48Z 2020-11-11T18:35:48Z 2017-01-28 bachelorThesis PERSEGONA, Marina Siqueira. Avaliação da produção textual: reflexões acerca da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Letras Português/ Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8949 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Licenciatura em Letras Português/Inglês UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Língua materna - Estudo e ensino
Escrita
Avaliação
Lingüística estrutural
Native language - Study and teaching
Writing
Evaluation
Structural linguistics
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Língua materna - Estudo e ensino
Escrita
Avaliação
Lingüística estrutural
Native language - Study and teaching
Writing
Evaluation
Structural linguistics
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Persegona, Marina Siqueira
Avaliação da produção textual: reflexões acerca da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar
description This research aims to reflect on the process of evaluating texts of argumentative genres in Primary Education (from 6th to 9th grade). First, a brief overview is presented about mother tongue teaching, with special attention given to the issue of written text production and its evaluation in school. Next, proposals regarding the evaluation of texts previously elaborated by theorists, such as Passarelli (2012), Abaurre&Abaurre (2012), Antunes (2003) and Wachowicz (2015), are investigated and analyzed. Using these discussions as a basis, this study intends to deepen the analysis of evaluating argumentative textual genres and to propose a elaboration of a specific criteria table for these textual genres. To this end, a questionnaire completed by public school teachers from Paraná, Brazil, was applied and analyzed. It is believed that the use of a criteria table supports the process of evaluating argumentative texts.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Persegona, Marina Siqueira
author_sort Persegona, Marina Siqueira
title Avaliação da produção textual: reflexões acerca da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar
title_short Avaliação da produção textual: reflexões acerca da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar
title_full Avaliação da produção textual: reflexões acerca da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar
title_fullStr Avaliação da produção textual: reflexões acerca da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar
title_full_unstemmed Avaliação da produção textual: reflexões acerca da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar
title_sort avaliação da produção textual: reflexões acerca da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation PERSEGONA, Marina Siqueira. Avaliação da produção textual: reflexões acerca da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Letras Português/ Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8949
_version_ 1805317266564186112
score 10,814766