Habilidades de leitura requeridas no vestibular da Universidade Federal do Paraná: entre o proposto nos PCNS e o exigido no exame

The importance acquired by vestibular (university entrance examinations) draws attention to the skills required from the candidates who take the exam. The present study aims to identify the reading skills required by the Federal University of Paraná in its Reading and Writing examination. Also, it i...

ver descrição completa

Autor principal: Mendonça, Ester Machna de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9004
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-9004
recordtype dspace
spelling riut-1-90042020-11-11T18:38:25Z Habilidades de leitura requeridas no vestibular da Universidade Federal do Paraná: entre o proposto nos PCNS e o exigido no exame Mendonça, Ester Machna de Remenche, Maria de Lourdes Rossi Compreensão na leitura Leitura Redação acadêmica Reading comprehension Reading Academic writing Licenciatura em Letras The importance acquired by vestibular (university entrance examinations) draws attention to the skills required from the candidates who take the exam. The present study aims to identify the reading skills required by the Federal University of Paraná in its Reading and Writing examination. Also, it investigates the underlying conceptions of reading in the tests, in order to compare the PCN propositions to the requirements on the tests in relation to reading proficiency. The corpus analyzed is composed of a triennium of tests, which sums up to fifteen writing propositions. To establish theoretical reflections that support data analysis, Kleiman’s (2004a, 2004b, 2012), Jurado & Rojo’s (2006) and Rojo’s (2009) studies are of fundamental importance, once they deal with reading within the socio-interactionist perspective. It is expected that this research will broaden the discussion about the relationship between what is proposed in the official documents on the teaching of reading and the effective use of this knowledge in evaluations. O presente trabalho tem por objetivo identificar as habilidades de leitura requeridas para a realização da prova de Compreensão e Produção de Texto da Universidade Federal do Paraná, bem como investigar as concepções de leitura subjacentes a tais provas, a fim de comparar o proposto nos PCNS ao exigido nelas em relação à proficiência de leitura. O corpus será composto de um triênio de provas, dos últimos três anos, totalizando quinze propostas de redação. Para estabelecer reflexões teóricas que subsidiem a análise dos dados, os trabalhos de Kleiman (1989; 2004; 2012), Jurado & Rojo (2006) e Rojo (2009), por tratarem da leitura dentro da perspectiva sociointeracionista, serão de fundamental importância. Espera-se que esta pesquisa possa ampliar as discussões sobre a relação existente entre o proposto nos documentos oficiais no que se refere ao ensino da leitura e a efetiva utilização desses conhecimentos em momentos de avaliação. 2020-11-11T18:38:24Z 2020-11-11T18:38:24Z 2014-02-24 bachelorThesis MENDONÇA, Ester Machna de. Habilidades de leitura requeridas no vestibular da Universidade Federal do Paraná: entre o proposto nos PCNS e o exigido no exame. 2014. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9004 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Compreensão na leitura
Leitura
Redação acadêmica
Reading comprehension
Reading
Academic writing
Licenciatura em Letras
spellingShingle Compreensão na leitura
Leitura
Redação acadêmica
Reading comprehension
Reading
Academic writing
Licenciatura em Letras
Mendonça, Ester Machna de
Habilidades de leitura requeridas no vestibular da Universidade Federal do Paraná: entre o proposto nos PCNS e o exigido no exame
description The importance acquired by vestibular (university entrance examinations) draws attention to the skills required from the candidates who take the exam. The present study aims to identify the reading skills required by the Federal University of Paraná in its Reading and Writing examination. Also, it investigates the underlying conceptions of reading in the tests, in order to compare the PCN propositions to the requirements on the tests in relation to reading proficiency. The corpus analyzed is composed of a triennium of tests, which sums up to fifteen writing propositions. To establish theoretical reflections that support data analysis, Kleiman’s (2004a, 2004b, 2012), Jurado & Rojo’s (2006) and Rojo’s (2009) studies are of fundamental importance, once they deal with reading within the socio-interactionist perspective. It is expected that this research will broaden the discussion about the relationship between what is proposed in the official documents on the teaching of reading and the effective use of this knowledge in evaluations.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Mendonça, Ester Machna de
author_sort Mendonça, Ester Machna de
title Habilidades de leitura requeridas no vestibular da Universidade Federal do Paraná: entre o proposto nos PCNS e o exigido no exame
title_short Habilidades de leitura requeridas no vestibular da Universidade Federal do Paraná: entre o proposto nos PCNS e o exigido no exame
title_full Habilidades de leitura requeridas no vestibular da Universidade Federal do Paraná: entre o proposto nos PCNS e o exigido no exame
title_fullStr Habilidades de leitura requeridas no vestibular da Universidade Federal do Paraná: entre o proposto nos PCNS e o exigido no exame
title_full_unstemmed Habilidades de leitura requeridas no vestibular da Universidade Federal do Paraná: entre o proposto nos PCNS e o exigido no exame
title_sort habilidades de leitura requeridas no vestibular da universidade federal do paraná: entre o proposto nos pcns e o exigido no exame
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MENDONÇA, Ester Machna de. Habilidades de leitura requeridas no vestibular da Universidade Federal do Paraná: entre o proposto nos PCNS e o exigido no exame. 2014. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9004
_version_ 1805297464752734208
score 10,814766