A produção das fricativas alveolares do inglês por aprendizes brasileiros: uma análise acústica sob a perspectiva do inglês como língua franca

This research aims to describe and analyze the fricatives [s] and [z] in coda position as well as the duration of the previous vowels. Based on that, fifteen participants in three different proficiency levels (basic, intermediate and advanced) who had the production of twelve monosyllabic minimal pa...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Gisele Paixão de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9021
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-9021
recordtype dspace
spelling riut-1-90212020-11-11T18:39:26Z A produção das fricativas alveolares do inglês por aprendizes brasileiros: uma análise acústica sob a perspectiva do inglês como língua franca Oliveira, Gisele Paixão de Gomes, Maria Lúcia de Castro Fonologia Língua inglesa - Pronúncia Linguagem e línguas - Estudo e ensino Phonology English language - Pronunciation Language and languages - Study and teaching Licenciatura em Letras This research aims to describe and analyze the fricatives [s] and [z] in coda position as well as the duration of the previous vowels. Based on that, fifteen participants in three different proficiency levels (basic, intermediate and advanced) who had the production of twelve monosyllabic minimal pairs inserted in vehicle sentences were recorded. The data were submitted to acoustic and statistical analysis and the objective was to verify if the participants transferred the mother language pronunciation patterns to the target language or if they made use of the English pronunciation rules. The results were analyzed under the perspective of the Usage-based Phonology (Bybee, 2001) and English as a Lingua Franca (Jenkins, 2000; 2007). O presente trabalho busca descrever e analisar as fricativas [s] e [z] em posição de coda silábica bem como a duração das vogais que as antecedem. Para tanto foram selecionados quinze informantes em três níveis de proficiência (básico, intermediário e avançado) os quais foram gravados durante a produção de doze pares mínimos monossilábicos inseridos em sentenças veículo. Os dados obtidos foram submetidos à análise acústica e estatística com a finalidade de verificar se os participantes fazem transferência dos padrões de pronúncia da língua materna para a língua alvo ou se utilizam as regras de pronúncia em Língua Inglesa. Os resultados obtidos foram analisados com base nos pressupostos teóricos da fonologia de uso (BYBEE, 2001) e sob a perspectiva do inglês como língua franca (JENKINS, 2000; 2007). 2020-11-11T18:39:25Z 2020-11-11T18:39:25Z 2014-02-25 bachelorThesis OLIVEIRA, Gisele Paixão de. A produção das fricativas alveolares do inglês por aprendizes brasileiros: uma análise acústica sob a perspectiva do inglês como língua franca. 2014. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9021 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Fonologia
Língua inglesa - Pronúncia
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Phonology
English language - Pronunciation
Language and languages - Study and teaching
Licenciatura em Letras
spellingShingle Fonologia
Língua inglesa - Pronúncia
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Phonology
English language - Pronunciation
Language and languages - Study and teaching
Licenciatura em Letras
Oliveira, Gisele Paixão de
A produção das fricativas alveolares do inglês por aprendizes brasileiros: uma análise acústica sob a perspectiva do inglês como língua franca
description This research aims to describe and analyze the fricatives [s] and [z] in coda position as well as the duration of the previous vowels. Based on that, fifteen participants in three different proficiency levels (basic, intermediate and advanced) who had the production of twelve monosyllabic minimal pairs inserted in vehicle sentences were recorded. The data were submitted to acoustic and statistical analysis and the objective was to verify if the participants transferred the mother language pronunciation patterns to the target language or if they made use of the English pronunciation rules. The results were analyzed under the perspective of the Usage-based Phonology (Bybee, 2001) and English as a Lingua Franca (Jenkins, 2000; 2007).
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Oliveira, Gisele Paixão de
author_sort Oliveira, Gisele Paixão de
title A produção das fricativas alveolares do inglês por aprendizes brasileiros: uma análise acústica sob a perspectiva do inglês como língua franca
title_short A produção das fricativas alveolares do inglês por aprendizes brasileiros: uma análise acústica sob a perspectiva do inglês como língua franca
title_full A produção das fricativas alveolares do inglês por aprendizes brasileiros: uma análise acústica sob a perspectiva do inglês como língua franca
title_fullStr A produção das fricativas alveolares do inglês por aprendizes brasileiros: uma análise acústica sob a perspectiva do inglês como língua franca
title_full_unstemmed A produção das fricativas alveolares do inglês por aprendizes brasileiros: uma análise acústica sob a perspectiva do inglês como língua franca
title_sort produção das fricativas alveolares do inglês por aprendizes brasileiros: uma análise acústica sob a perspectiva do inglês como língua franca
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation OLIVEIRA, Gisele Paixão de. A produção das fricativas alveolares do inglês por aprendizes brasileiros: uma análise acústica sob a perspectiva do inglês como língua franca. 2014. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9021
_version_ 1805309445536743424
score 10,814766