Como apresentar programação para crianças? Envolver para desmistificar, valorizar para implementar
Esta pesquisa apresenta uma proposta de desenvolvimento de um jogo para ensino de programação para crianças com técnicas participativas, que permitem colocar nas mãos do usuário o desenvolvimento do artefato. Para isso, foi proposta a aplicação de técnicas participativas com indivíduos pertencentes...
Autor principal: | Cyulik, Lucas |
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Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9216 |
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Resumo: |
Esta pesquisa apresenta uma proposta de desenvolvimento de um jogo para ensino de programação para crianças com técnicas participativas, que permitem colocar nas mãos do usuário o desenvolvimento do artefato. Para isso, foi proposta a aplicação de técnicas participativas com indivíduos pertencentes ao público-alvo, crianças estudantes do ensino básico e fundamental, com faixa etária de 5 a 9 anos. As análises das atividades realizadas permitiram o desenvolvimento de um modelo que originou um jogo desenvolvido utilizando a ferramenta Construct 2. Com o artefato foi possível realizar uma validação com profissionais da área da educação para averiguar se houve, ou não, sucesso no desenvolvimento do jogo. |
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