Jogos sérios: proposta de um framework voltado para o ensino de projeto de desenvolvimento de produtos
O presente trabalho tem como objetivo levar a aprendizagem ativa para a sala de aulaatravés da gamificação, visando motivar e mostrar os desafios do projeto dedesenvolvimento de produto (PDP) aos acadêmicos. Uma revisão sistemática de literaturasobre o tema foi realizada utilizando o método Proknow-...
Publicado no: | XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR |
---|---|
Principais autores: | MOREIRA CONTE, LARISSA, Adamczuk de Oliveira, Gilson |
Formato: | Trabalho Apresentado em Evento |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2019/paper/view/4173/1460 http://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2019/paper/view/4173 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O presente trabalho tem como objetivo levar a aprendizagem ativa para a sala de aulaatravés da gamificação, visando motivar e mostrar os desafios do projeto dedesenvolvimento de produto (PDP) aos acadêmicos. Uma revisão sistemática de literaturasobre o tema foi realizada utilizando o método Proknow-C. Em seguida, propõe-se umframework voltado para o ensino prático de PDP. Ainda apresenta-se uma dinâmica (umjogo sério) que visa o aperfeiçoamento de um produto conhecido do mercado sob a lógicade um projeto plataforma. O estudo constata que a busca por novas metodologias de ensinopara PDP ainda está em progresso, o que mostra a necessidade de pesquisa nesta área. Osresultados com a realização da dinâmica em cursos de engenharia mostrou-se promissora,com a avaliação positiva da atividade realizada em dois semestres. |
---|