Jogos sérios: proposta de um framework voltado para o ensino de projeto de desenvolvimento de produtos

O presente trabalho tem como objetivo levar a aprendizagem ativa para a sala de aulaatravés da gamificação, visando motivar e mostrar os desafios do projeto dedesenvolvimento de produto (PDP) aos acadêmicos. Uma revisão sistemática de literaturasobre o tema foi realizada utilizando o método Proknow-...

ver descrição completa

Publicado no: XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR
Principais autores: MOREIRA CONTE, LARISSA, Adamczuk de Oliveira, Gilson
Formato: Trabalho Apresentado em Evento
Idioma: Português
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2019/paper/view/4173/1460
http://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2019/paper/view/4173
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo levar a aprendizagem ativa para a sala de aulaatravés da gamificação, visando motivar e mostrar os desafios do projeto dedesenvolvimento de produto (PDP) aos acadêmicos. Uma revisão sistemática de literaturasobre o tema foi realizada utilizando o método Proknow-C. Em seguida, propõe-se umframework voltado para o ensino prático de PDP. Ainda apresenta-se uma dinâmica (umjogo sério) que visa o aperfeiçoamento de um produto conhecido do mercado sob a lógicade um projeto plataforma. O estudo constata que a busca por novas metodologias de ensinopara PDP ainda está em progresso, o que mostra a necessidade de pesquisa nesta área. Osresultados com a realização da dinâmica em cursos de engenharia mostrou-se promissora,com a avaliação positiva da atividade realizada em dois semestres.