Jogos sérios: proposta de um framework voltado para o ensino de projeto de desenvolvimento de produtos

O presente trabalho tem como objetivo levar a aprendizagem ativa para a sala de aulaatravés da gamificação, visando motivar e mostrar os desafios do projeto dedesenvolvimento de produto (PDP) aos acadêmicos. Uma revisão sistemática de literaturasobre o tema foi realizada utilizando o método Proknow-...

ver descrição completa

Publicado no: XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR
Principais autores: MOREIRA CONTE, LARISSA, Adamczuk de Oliveira, Gilson
Formato: Trabalho Apresentado em Evento
Idioma: Português
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2019/paper/view/4173/1460
http://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2019/paper/view/4173
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:ocs.200.19.73.15:paper-4173
recordtype NLMOCS
spelling oai:ocs.200.19.73.15:paper-41732020-05-25T12:28:38Z sicite-sicite2019 XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR 4173 Engenharia de Produção Jogos sérios: proposta de um framework voltado para o ensino de projeto de desenvolvimento de produtos MOREIRA CONTE LARISSA Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil larihcontte@hotmail.com Adamczuk de Oliveira Gilson Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil gilson@utfpr.edu.br CORREA DA SILVA RODRIGO Marques Cardoso Prates Katia Valeria Aurelio Toledo da Silva Marco Aurelio Toledo Eno Pottker Walmir Cava Carlos Eduardo LUIS TREVISAN ANDRE Luis MOHEBI ASHTIANI ALIREZA Comitê Gestor do EVIN Comitê Gestor do EVIN Teixeira De Souza Rodolfo DAMIAO SANTIAGO COSMO Finatto Taciane Muylaert Locks Guimaraes Rachel Oliveira Da Silva Rosana Scheufele Fabiano Bisinella CORREA DA SILVA RODRIGO Marques Cardoso Prates Katia Valeria Aurelio Toledo da Silva Marco Aurelio Toledo Eno Pottker Walmir Cava Carlos Eduardo LUIS TREVISAN ANDRE Luis MOHEBI ASHTIANI ALIREZA Teixeira De Souza Rodolfo MICHELE SUZUKI RUBIA MICHELE Machado Baron Alessandra Machado DAMIAO SANTIAGO COSMO EDUARDO BEREZUK MARCIO EDUARDO LARISSA DA SILVA TAIS Tessaro Andre Luiz JOSE ALBA MARCELO José Correia Golias Halison Correia aliano angelo Venter Sandro Aurélio de Souza alher mariana Alher Luiz Bertotti Fabio Luiz Regina Budziak Parabocz Cristiane Finatto Taciane Lemos Gritti Leticia Lemos Missio Regis Luis Donizetti de Lima Jose Brackmann Rodrigo GONCALVES TRENTIN ROBSON Augusto Medeiros Destro Cesar Augusto Medeiros Muylaert Locks Guimaraes Rachel RIZZOTTO ROSSETTO DIEGO Guerino Castoldi Andre Beux Simone Paulo Belancon Marcos Carine Wedig Josiane Canopf Liliane RENE VENTURINI POLA IVES Renê Venturini YOSHIHIRO NAKANO ALBERTO RIZENTAL COUTINHO FABIO BUSSO CLEVERSON SAVARIS GUSTAVO Ricardo Da Rocha Campos Jose Da Rocha Alexandre Spanhol Fabio Alexandre Vaz de Arruda Priscila Bombacini Marcos Roberto Vinicius de Oliveira Alberto TORTOLA EMERSON HENRIQUE PAETZOLD GUSTAVO FELIPE MINOZZO FIGUEIREDO LUIS LUIS ACORSI RENAM Luis JOSE DANTAS NOVAES PAULO José Dantas SILVA DE AMORIM MAGALI SILVA DE Antonio Brum Junior Sergio Ines Christ Milani Dione 25 05 2020 Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:<br /> <strong>a)</strong> Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">Licença Creative Commons-Attribution</a>, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.<br /> <strong>b)</strong> Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subsequente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.<br /> <strong>c)</strong> Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. 2020 O presente trabalho tem como objetivo levar a aprendizagem ativa para a sala de aulaatravés da gamificação, visando motivar e mostrar os desafios do projeto dedesenvolvimento de produto (PDP) aos acadêmicos. Uma revisão sistemática de literaturasobre o tema foi realizada utilizando o método Proknow-C. Em seguida, propõe-se umframework voltado para o ensino prático de PDP. Ainda apresenta-se uma dinâmica (umjogo sério) que visa o aperfeiçoamento de um produto conhecido do mercado sob a lógicade um projeto plataforma. O estudo constata que a busca por novas metodologias de ensinopara PDP ainda está em progresso, o que mostra a necessidade de pesquisa nesta área. Osresultados com a realização da dinâmica em cursos de engenharia mostrou-se promissora,com a avaliação positiva da atividade realizada em dois semestres. Aprendizagem ativa Gamificação Projeto de desenvolvimento de produto (PDP) Framework Jogos sérios. 2019-11-11 XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR SICITE2019 Pato Branco, BR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection EVIN
container_title XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR
language Português
format Trabalho Apresentado em Evento
topic Aprendizagem ativa
Gamificação
Projeto de desenvolvimento de produto (PDP)
Framework
Jogos sérios.
Engenharia de Produção
spellingShingle Aprendizagem ativa
Gamificação
Projeto de desenvolvimento de produto (PDP)
Framework
Jogos sérios.
Engenharia de Produção
MOREIRA CONTE, LARISSA
Adamczuk de Oliveira, Gilson
Jogos sérios: proposta de um framework voltado para o ensino de projeto de desenvolvimento de produtos
topic_facet Aprendizagem ativa
Gamificação
Projeto de desenvolvimento de produto (PDP)
Framework
Jogos sérios.
Engenharia de Produção
description O presente trabalho tem como objetivo levar a aprendizagem ativa para a sala de aulaatravés da gamificação, visando motivar e mostrar os desafios do projeto dedesenvolvimento de produto (PDP) aos acadêmicos. Uma revisão sistemática de literaturasobre o tema foi realizada utilizando o método Proknow-C. Em seguida, propõe-se umframework voltado para o ensino prático de PDP. Ainda apresenta-se uma dinâmica (umjogo sério) que visa o aperfeiçoamento de um produto conhecido do mercado sob a lógicade um projeto plataforma. O estudo constata que a busca por novas metodologias de ensinopara PDP ainda está em progresso, o que mostra a necessidade de pesquisa nesta área. Osresultados com a realização da dinâmica em cursos de engenharia mostrou-se promissora,com a avaliação positiva da atividade realizada em dois semestres.
author MOREIRA CONTE, LARISSA
Adamczuk de Oliveira, Gilson
author_sort MOREIRA CONTE LARISSA
title Jogos sérios: proposta de um framework voltado para o ensino de projeto de desenvolvimento de produtos
title_short Jogos sérios: proposta de um framework voltado para o ensino de projeto de desenvolvimento de produtos
title_full Jogos sérios: proposta de um framework voltado para o ensino de projeto de desenvolvimento de produtos
title_fullStr Jogos sérios: proposta de um framework voltado para o ensino de projeto de desenvolvimento de produtos
title_full_unstemmed Jogos sérios: proposta de um framework voltado para o ensino de projeto de desenvolvimento de produtos
title_sort jogos sérios: proposta de um framework voltado para o ensino de projeto de desenvolvimento de produtos
title_alt
publishDate 2020
url http://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2019/paper/view/4173/1460
http://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2019/paper/view/4173
_version_ 1703208881957634048
score 10,966579