Game como recurso didático para auxiliar o aprendizado da tabela periódica
A inserção de tecnologias de comunicação e informação para realizar o processo de ensino e aprendizagem das novas gerações é uma realidade no meio acadêmico. Porém, é evidente a dificuldade de acesso à tecnologia, especialmente nas escolas da rede pública. Com o objetivo de auxiliar o aprendizado da...
Publicado no: | XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR |
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Principais autores: | XAVIER FONSECA DOS SANTOS, HENRIQUE, BINOTTO, DÉBORA ALINE, TEIXEIRA, IZABELA, BAGGIO JR, ADMIR, VIEIRA BARTIKO, LUCAS, SOCCIO ELLER, PEDRO HENRIQUE, SANTOS DE LIMA, SOLANO |
Formato: | Trabalho Apresentado em Evento |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2021/paper/view/8005/4093 http://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2021/paper/view/8005 |
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Resumo: |
A inserção de tecnologias de comunicação e informação para realizar o processo de ensino e aprendizagem das novas gerações é uma realidade no meio acadêmico. Porém, é evidente a dificuldade de acesso à tecnologia, especialmente nas escolas da rede pública. Com o objetivo de auxiliar o aprendizado da tabela periódica, ferramenta fundamental no ensino de química, um game didático foi idealizado e está sendo desenvolvido para implementação em escolas públicas de ensino médio de Pato Branco. Sob a narrativa de que um portal para o mundo quântico se abriu devido a um acidente ocorrido com o acelerador de partículas, o jogador completará a tabela periódica com seus elementos e retornará à terra quando cumprir esse desafio ao responder corretamente as questões, contando com dicas disponibilizadas em cada fase. Tais questões envolvem situações cotidianas e aplicações dos elementos químicos junto a combinação da narrativa do jogo. Utilizando os softwares Blender e Unity, foi criada a ilha principal do jogo, com uma tabela periódica, um personagem de modelo humanoide e as animações de movimento do mesmo. Assim, incluir jogos digitais com elementos imersivos, sociais e interativos pode impactar positivamente para uma educação cada vez mais inclusiva e eficiente. |
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