Game como recurso didático para auxiliar o aprendizado da tabela periódica

A inserção de tecnologias de comunicação e informação para realizar o processo de ensino e aprendizagem das novas gerações é uma realidade no meio acadêmico. Porém, é evidente a dificuldade de acesso à tecnologia, especialmente nas escolas da rede pública. Com o objetivo de auxiliar o aprendizado da...

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Publicado no: XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR
Principais autores: XAVIER FONSECA DOS SANTOS, HENRIQUE, BINOTTO, DÉBORA ALINE, TEIXEIRA, IZABELA, BAGGIO JR, ADMIR, VIEIRA BARTIKO, LUCAS, SOCCIO ELLER, PEDRO HENRIQUE, SANTOS DE LIMA, SOLANO
Formato: Trabalho Apresentado em Evento
Idioma: Português
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2021/paper/view/8005/4093
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spelling oai:ocs.200.19.73.15:paper-80052021-10-19T14:48:11Z sei-sei2021 XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR 8005 Educação Game como recurso didático para auxiliar o aprendizado da tabela periódica XAVIER FONSECA DOS SANTOS HENRIQUE Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil henriquex804@gmail.com BINOTTO DÉBORA ALINE Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil deborabinotto@alunos.utfpr.edu.br TEIXEIRA IZABELA Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil izabela@alunos.utfpr.edu.br BAGGIO JR ADMIR Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil admirjunior@alunos.utfpr.edu.br VIEIRA BARTIKO LUCAS Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil bartiko@alunos.utfpr.edu.br SOCCIO ELLER PEDRO HENRIQUE Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil eller@alunos.utfpr.edu.br SANTOS DE LIMA SOLANO Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil solanolima@alunos.utfpr.edu.br DE TARSO CARVALHO PAULO de Tarso SETSUKO SAKANAKA LYSSA FERREIRA DE LIMA LISANDRA Alves Márcia Cristina CRISTINA PRINCE SANDRA CRISTINA RIVELINI ANGELICA Cristina GALDINO JANDERSON Comitê Gestor do EVIN Comitê Gestor do EVIN FINATTO TACIANE MUYLAERT LOCKS GUIMARAES RACHEL OLIVEIRA DA SILVA ROSANA Oliveira da Regina da Silva Pinela Sandra Regina MARTINS DE SOUZA ADRIANO HENRIQUE SOARES PAULO Henrique SETSUKO SAKANAKA LYSSA FERREIRA DE LIMA LISANDRA RUBEN MARTIN DIEGO RUBEN DE CARVALHO JUNIOR ORLANDO GUERRINI DANIEL Takeo Ueno Claudio Takeo Leite Monica TRAVESSINI ROSANA FERNANDO CABECA LUIS Fernando Aparecido Caetano da Silva Adilson RODRIGUES DE AGUIAR CLAUDINEI ANTONIO FARANI DE SOUZA LUIZ Antonio Farani de SALOMAO GARCIA PATRICIA MARTINS ANDRADE MILENA Martins GONCALVES DE OLIVEIRA PRADO DANIELLE FUSSATO NAKASATO OSCAR FUSSATO CESAR GRACETTO AUGUSTO CESAR Fernandes Montanher Silvana Fernandes Bento Suart Junior Jose DE LORENA STANZANI ENIO TEODORO DOS SANTOS VIVIANI TEODORO GENTIL RAMIRES THIAGO Merlin Fabricio Kurman FAVARIM FABIO Missio Regis Luis DE CACIA OLIVEIRA MARISA de Cacia Carine Wedig Josiane Canopf Liliane GUSTAVO MARTINS JEFFERSON Gustavo VINICIUS NOQUELLI LOMBARDI BRUNO Bombacini Marcos Roberto DIAS FEIBER SILMARA Dias NASCIMENTO DO CARMO SIDNEY APARECIDA OSTROSKI DIANE Aparecida NATERCIO FEIBER FULVIO INES CHRIST MILANI DIONE Ines Christ JOSE COSER IVAN APARECIDA BOTINHA ASSUMPCAO ROSANGELA Aparecida Botinha DA COSTA SILVA GUILHERME FABIO BANASZEWSKI RONI FABIO Batista Alamo Alexandre LUCAS SILVA DENIS Lucas HIRATA BERTACHI ARTHUR DE MIRANDA SALEME GIDRAO GUSTAVO 19 10 2021 Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:<br /> <strong>a)</strong> Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">Licença Creative Commons-Atribuição</a>, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.<br /> <strong>b)</strong> Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.<br /> <strong>c)</strong> Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.<div id="_mcePaste" class="mcePaste" style="position: absolute; left: -10000px; top: 0px; width: 1px; height: 1px; overflow: hidden;"><h2 style="box-sizing: inherit; font-family: &quot;Source Sans Pro&quot;, sans-serif; line-height: 1.1; color: #ffffff; margin: 0px; font-size: 2em; clear: both; text-rendering: optimizeLegibility; padding: 0px; text-align: center;"><span class="cc-license-title" style="box-sizing: inherit; display: inline;">Atribuição-NãoComercial 4.0 </span></h2></div> 2021 A inserção de tecnologias de comunicação e informação para realizar o processo de ensino e aprendizagem das novas gerações é uma realidade no meio acadêmico. Porém, é evidente a dificuldade de acesso à tecnologia, especialmente nas escolas da rede pública. Com o objetivo de auxiliar o aprendizado da tabela periódica, ferramenta fundamental no ensino de química, um game didático foi idealizado e está sendo desenvolvido para implementação em escolas públicas de ensino médio de Pato Branco. Sob a narrativa de que um portal para o mundo quântico se abriu devido a um acidente ocorrido com o acelerador de partículas, o jogador completará a tabela periódica com seus elementos e retornará à terra quando cumprir esse desafio ao responder corretamente as questões, contando com dicas disponibilizadas em cada fase. Tais questões envolvem situações cotidianas e aplicações dos elementos químicos junto a combinação da narrativa do jogo. Utilizando os softwares Blender e Unity, foi criada a ilha principal do jogo, com uma tabela periódica, um personagem de modelo humanoide e as animações de movimento do mesmo. Assim, incluir jogos digitais com elementos imersivos, sociais e interativos pode impactar positivamente para uma educação cada vez mais inclusiva e eficiente. Aprendizado, jogos digitais, tabela periódica. 2021-11-08 XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR SEI2021 Guarapuava, BR
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