Como o ensino de energia fotovoltaica pode atrair jovens e adultos para a engenharia

Dentro do âmbito de energias provenientes de fontes renováveis, a energia solar mostra-se com grande saliência, sendo utilizada em grande quantidade nos últimos anos no Brasil e no mundo tornando-se, por isso, uma ótima estratégica para atrair o público jovem ao reconhecimento da ciência e tecnolo...

ver descrição completa

Publicado no: XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR
Principais autores: VIANA ELEUTERIO, GABRIEL, SILVA, KARLA, CRUZ DE OLIVEIRA, EMILLI FERNANDA, FIRMANI, LIVIA
Formato: Trabalho Apresentado em Evento
Idioma: Português
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2021/paper/view/8136/4038
http://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2021/paper/view/8136
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Dentro do âmbito de energias provenientes de fontes renováveis, a energia solar mostra-se com grande saliência, sendo utilizada em grande quantidade nos últimos anos no Brasil e no mundo tornando-se, por isso, uma ótima estratégica para atrair o público jovem ao reconhecimento da ciência e tecnologia envolvidas, bem como nos potenciais desenvolvimentos profissionais. Esse trabalho propõe a revisão do conceito de energia e suas transformações, focando na constituição e funcionamento da célula fotovoltaica até a conversão e distribuição da energia elétrica, com objetivo de disseminar esse conhecimento e atrair o público jovem. Foram produzidos materiais escritos e vídeos, além da montagem de um módulo prático para visualização de um sistema microcontrolado de produção de energia fotovoltaica. Através disso, constata-se que é possível tornar o conhecimento mais acessível ao público jovem e adulto, de forma simples e atraente aos novos e futuros engenheiros. Os resultados parciais obtidos demonstraram que, mesmo em condições de pandemia, é possível motivar e envolver os alunos em ações práticas aplicadas à comunidade externa, estendendo o processo de ensino-aprendizagem para além dos ambientes universitários.