Como o ensino de energia fotovoltaica pode atrair jovens e adultos para a engenharia

Dentro do âmbito de energias provenientes de fontes renováveis, a energia solar mostra-se com grande saliência, sendo utilizada em grande quantidade nos últimos anos no Brasil e no mundo tornando-se, por isso, uma ótima estratégica para atrair o público jovem ao reconhecimento da ciência e tecnolo...

ver descrição completa

Publicado no: XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR
Principais autores: VIANA ELEUTERIO, GABRIEL, SILVA, KARLA, CRUZ DE OLIVEIRA, EMILLI FERNANDA, FIRMANI, LIVIA
Formato: Trabalho Apresentado em Evento
Idioma: Português
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2021/paper/view/8136/4038
http://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2021/paper/view/8136
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:ocs.200.19.73.15:paper-8136
recordtype NLMOCS
spelling oai:ocs.200.19.73.15:paper-81362021-10-19T14:14:34Z sei-sei2021 XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR 8136 Educação Como o ensino de energia fotovoltaica pode atrair jovens e adultos para a engenharia VIANA ELEUTERIO GABRIEL Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil eleuteriog@alunos.utfpr.edu.br SILVA KARLA Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil karla@utfpr.edu.br CRUZ DE OLIVEIRA EMILLI FERNANDA Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil emillioliveira@alunos.utfpr.edu.br FIRMANI LIVIA Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil liviafirmani@alunos.utfpr.edu.br DE TARSO CARVALHO PAULO de Tarso SETSUKO SAKANAKA LYSSA FERREIRA DE LIMA LISANDRA Alves Márcia Cristina CRISTINA PRINCE SANDRA CRISTINA RIVELINI ANGELICA Cristina GALDINO JANDERSON Comitê Gestor do EVIN Comitê Gestor do EVIN FINATTO TACIANE MUYLAERT LOCKS GUIMARAES RACHEL OLIVEIRA DA SILVA ROSANA Oliveira da Regina da Silva Pinela Sandra Regina MARTINS DE SOUZA ADRIANO HENRIQUE SOARES PAULO Henrique SETSUKO SAKANAKA LYSSA FERREIRA DE LIMA LISANDRA RUBEN MARTIN DIEGO RUBEN DE CARVALHO JUNIOR ORLANDO GUERRINI DANIEL Takeo Ueno Claudio Takeo Leite Monica TRAVESSINI ROSANA FERNANDO CABECA LUIS Fernando Aparecido Caetano da Silva Adilson RODRIGUES DE AGUIAR CLAUDINEI ANTONIO FARANI DE SOUZA LUIZ Antonio Farani de SALOMAO GARCIA PATRICIA MARTINS ANDRADE MILENA Martins GONCALVES DE OLIVEIRA PRADO DANIELLE FUSSATO NAKASATO OSCAR FUSSATO CESAR GRACETTO AUGUSTO CESAR Fernandes Montanher Silvana Fernandes Bento Suart Junior Jose DE LORENA STANZANI ENIO TEODORO DOS SANTOS VIVIANI TEODORO GENTIL RAMIRES THIAGO Merlin Fabricio Kurman FAVARIM FABIO Missio Regis Luis DE CACIA OLIVEIRA MARISA de Cacia Carine Wedig Josiane Canopf Liliane GUSTAVO MARTINS JEFFERSON Gustavo VINICIUS NOQUELLI LOMBARDI BRUNO Bombacini Marcos Roberto DIAS FEIBER SILMARA Dias NASCIMENTO DO CARMO SIDNEY APARECIDA OSTROSKI DIANE Aparecida NATERCIO FEIBER FULVIO INES CHRIST MILANI DIONE Ines Christ JOSE COSER IVAN APARECIDA BOTINHA ASSUMPCAO ROSANGELA Aparecida Botinha DA COSTA SILVA GUILHERME FABIO BANASZEWSKI RONI FABIO Batista Alamo Alexandre LUCAS SILVA DENIS Lucas HIRATA BERTACHI ARTHUR DE MIRANDA SALEME GIDRAO GUSTAVO 19 10 2021 Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:<br /> <strong>a)</strong> Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">Licença Creative Commons-Atribuição</a>, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.<br /> <strong>b)</strong> Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.<br /> <strong>c)</strong> Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.<div id="_mcePaste" class="mcePaste" style="position: absolute; left: -10000px; top: 0px; width: 1px; height: 1px; overflow: hidden;"><h2 style="box-sizing: inherit; font-family: &quot;Source Sans Pro&quot;, sans-serif; line-height: 1.1; color: #ffffff; margin: 0px; font-size: 2em; clear: both; text-rendering: optimizeLegibility; padding: 0px; text-align: center;"><span class="cc-license-title" style="box-sizing: inherit; display: inline;">Atribuição-NãoComercial 4.0 </span></h2></div> 2021 Dentro do âmbito de energias provenientes de fontes renováveis, a energia solar mostra-se com grande saliência, sendo utilizada em grande quantidade nos últimos anos no Brasil e no mundo tornando-se, por isso, uma ótima estratégica para atrair o público jovem ao reconhecimento da ciência e tecnologia envolvidas, bem como nos potenciais desenvolvimentos profissionais. Esse trabalho propõe a revisão do conceito de energia e suas transformações, focando na constituição e funcionamento da célula fotovoltaica até a conversão e distribuição da energia elétrica, com objetivo de disseminar esse conhecimento e atrair o público jovem. Foram produzidos materiais escritos e vídeos, além da montagem de um módulo prático para visualização de um sistema microcontrolado de produção de energia fotovoltaica. Através disso, constata-se que é possível tornar o conhecimento mais acessível ao público jovem e adulto, de forma simples e atraente aos novos e futuros engenheiros. Os resultados parciais obtidos demonstraram que, mesmo em condições de pandemia, é possível motivar e envolver os alunos em ações práticas aplicadas à comunidade externa, estendendo o processo de ensino-aprendizagem para além dos ambientes universitários. Energia Solar. Sustentabilidade. Educação. Engenharia. Fotovoltaica. 2021-11-08 XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR SEI2021 Guarapuava, BR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection EVIN
container_title XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR
language Português
format Trabalho Apresentado em Evento
topic Energia Solar. Sustentabilidade. Educação. Engenharia. Fotovoltaica.
Educação
spellingShingle Energia Solar. Sustentabilidade. Educação. Engenharia. Fotovoltaica.
Educação
VIANA ELEUTERIO, GABRIEL
SILVA, KARLA
CRUZ DE OLIVEIRA, EMILLI FERNANDA
FIRMANI, LIVIA
Como o ensino de energia fotovoltaica pode atrair jovens e adultos para a engenharia
topic_facet Energia Solar. Sustentabilidade. Educação. Engenharia. Fotovoltaica.
Educação
description Dentro do âmbito de energias provenientes de fontes renováveis, a energia solar mostra-se com grande saliência, sendo utilizada em grande quantidade nos últimos anos no Brasil e no mundo tornando-se, por isso, uma ótima estratégica para atrair o público jovem ao reconhecimento da ciência e tecnologia envolvidas, bem como nos potenciais desenvolvimentos profissionais. Esse trabalho propõe a revisão do conceito de energia e suas transformações, focando na constituição e funcionamento da célula fotovoltaica até a conversão e distribuição da energia elétrica, com objetivo de disseminar esse conhecimento e atrair o público jovem. Foram produzidos materiais escritos e vídeos, além da montagem de um módulo prático para visualização de um sistema microcontrolado de produção de energia fotovoltaica. Através disso, constata-se que é possível tornar o conhecimento mais acessível ao público jovem e adulto, de forma simples e atraente aos novos e futuros engenheiros. Os resultados parciais obtidos demonstraram que, mesmo em condições de pandemia, é possível motivar e envolver os alunos em ações práticas aplicadas à comunidade externa, estendendo o processo de ensino-aprendizagem para além dos ambientes universitários.
author VIANA ELEUTERIO, GABRIEL
SILVA, KARLA
CRUZ DE OLIVEIRA, EMILLI FERNANDA
FIRMANI, LIVIA
author_sort VIANA ELEUTERIO GABRIEL
title Como o ensino de energia fotovoltaica pode atrair jovens e adultos para a engenharia
title_short Como o ensino de energia fotovoltaica pode atrair jovens e adultos para a engenharia
title_full Como o ensino de energia fotovoltaica pode atrair jovens e adultos para a engenharia
title_fullStr Como o ensino de energia fotovoltaica pode atrair jovens e adultos para a engenharia
title_full_unstemmed Como o ensino de energia fotovoltaica pode atrair jovens e adultos para a engenharia
title_sort como o ensino de energia fotovoltaica pode atrair jovens e adultos para a engenharia
title_alt
publishDate 2021
url http://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2021/paper/view/8136/4038
http://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2021/paper/view/8136
_version_ 1714123010137391104
score 10,966579