O ensaio escolar e a emancipação do aluno-autor: reflexões e prática

O objetivo deste estudo é propor reflexões acerca do gênero textual ensaio escolar e da sua produção em sala de aula. Tendo como base a concepção de linguagem interacional e dialógica postulada por Mikhail Bakhtin (2010) e as relações autor-texto-leitor segundo Koch e Elias (2012), pretendemos defen...

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Principais autores: Benites, Fernando Bruno Antonelli Molina, Santos, Givan José Ferreira dos, Menon, Mauricio Cesar
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10080
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Resumo: O objetivo deste estudo é propor reflexões acerca do gênero textual ensaio escolar e da sua produção em sala de aula. Tendo como base a concepção de linguagem interacional e dialógica postulada por Mikhail Bakhtin (2010) e as relações autor-texto-leitor segundo Koch e Elias (2012), pretendemos defender que o gênero ensaio escolar é aquele que oferece ao aluno uma situação privilegiada para compreender-se e manifestar-se como autor, visto que, dentre outras características, pode expressar-se a partir do “eu”. Após refletirmos sobre os postulados e sua caracterização no gênero em questão, elaboramos e promovemos um plano de aulas com base na sequência didática dos pensadores da Escola de Genebra (Dolz, Noverraz e Schnewly, 2004), contemplando as etapas de proposição, produção, avaliação e circulação de um ensaio escolar a partir da leitura de exemplares diversos do gênero e trazendo, por fim, o jornal. Os diferentes textos deste, aliados ao conhecimento das particularidades do gênero trabalhadas anteriormente, foram o ponto de partida da geração de temas de interesse para a produção do texto final dos alunos, que veio ao encontro de nossas expectativas e mostrou-se relevante ao dar-lhes o protagonismo em todas as etapas da criação e permitir-lhes imprimir o efeito de autoafirmação de subjetividade manifestado em suas opiniões.