Metodologias ativas de ensino utilizadas nas diversas áreas do conhecimento: uma revisão sistemática da literatura

Este trabalho teve como objetivo analisar, por meio de artigos científicos publicados, como as instituições de ensino superior têm feito uso das metodologias ativas em seus cursos de graduação nas mais variadas áreas do conhecimento. A revisão sistemática buscou responder a seguinte questão: dentre...

ver descrição completa

Principais autores: Cortiano, Siomara Age Mendes, Menezes, Glauco Gomes de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/10086
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar, por meio de artigos científicos publicados, como as instituições de ensino superior têm feito uso das metodologias ativas em seus cursos de graduação nas mais variadas áreas do conhecimento. A revisão sistemática buscou responder a seguinte questão: dentre os quatro tipos de metodologias ativas escolhidos - Aprendizagem baseada em problemas, Aprendizagem baseada em times, Instrução por Pares e Sala de Aula Invertida -  quais foram as mais utilizadas em cada área do conhecimento? Para responder a essa questão, foi feita uma revisão da literatura a fim de esclarecer como os teóricos destacam a importância das metodologias ativas, procurando caracterizar e definir em que consiste essa proposta pedagógica; em um segundo momento, apresentou-se os resultados da revisão bibliográfica realizada nos periódicos da Capes, utilizando um método de pesquisa baseado na busca por artigos, revisados por pares, com datas de análise do período de 2013 a 2018; concluiu-se que a área da Saúde é a que mais tem artigos publicados, com uma predominância sobre Aprendizagem Baseada em Times. As áreas das Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais e Ciências Humanas também apresentaram uma publicação significativa de artigos, permitindo a identificação das metodologias ativas usadas com mais frequência. As demais áreas do conhecimento apresentaram um número menor de artigos, prejudicando a identificação de preferências.