Mudanças nas ideias prévias sobre ponto, reta e plano por meio da interação com a ferramenta FARMA
Nesse artigo discutimos as respostas a um questionário envolvendo conceitos básicos de Geometria, o qual foi aplicado a estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, antes e depois dos mesmos interagirem com uma ferramenta denominada FARMA (Ferramenta de Autoria para Remediação de Erros com Mobilida...
Principais autores: | Arruda, Sergio de Mello, Pereira, Fernando Henrique, Borssoi, Adriana Helena |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10189 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-10189 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-101892022-09-29T18:41:12Z Mudanças nas ideias prévias sobre ponto, reta e plano por meio da interação com a ferramenta FARMA Changes in previous ideas about point, line and plane through interaction with the FARMA tool Arruda, Sergio de Mello Pereira, Fernando Henrique Borssoi, Adriana Helena 7.08.00.00-6 Educação. 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem Ideias prévias em Geometria; Ponto, reta e plano; FARMA; Quase-conceito Previous ideas in Geometry; Point, line, plane; FARMA; Quasi-Concept Nesse artigo discutimos as respostas a um questionário envolvendo conceitos básicos de Geometria, o qual foi aplicado a estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, antes e depois dos mesmos interagirem com uma ferramenta denominada FARMA (Ferramenta de Autoria para Remediação de Erros com Mobilidade na Aprendizagem). A análise das respostas se deu a partir de uma estratégia de categorização e determinação de categorias substantivas e categorias teóricas. Observamos que antes da interação com a ferramenta os conceitos apresentados pelos estudantes estavam mais próximos de ideias do cotidiano. Após a interação houve significativo deslocamento das respostas na direção do conceito correto, principalmente no caso do conceito de ponto. Isso demonstra o potencial da ferramenta FARMA no ensino e aprendizagem de Matemática, em especial da Geometria. In this paper, we discuss the answers to a questionnaire involving basic concepts of geometry, which was applied to students of the ninth grade of Elementary School, before and after they interact with a tool called FARMA (Learning Tool for Remediation of Errors with Learning Mobility). The analysis of the answers came from a strategy of determination of substantive categories and theoretical categories. We observed that before the interaction with the tool the concepts presented by the students were closer to everyday ideas. After the interaction, there was a significant displacement of the answers in the direction of the correct concept, especially in the case of the point concept. This demonstrates the potential of the FARMA tool in teaching and learning Mathematics, especially Geometry. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) 2021-08-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10189 10.3895/rbect.v14n2.10189 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2021) 1982-873X 10.3895/rbect.v14n2 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10189/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10189/pdf_1 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10189/2371 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10189/2372 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10189/2373 Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português Inglês |
format |
Artigo |
author |
Arruda, Sergio de Mello Pereira, Fernando Henrique Borssoi, Adriana Helena |
spellingShingle |
Arruda, Sergio de Mello Pereira, Fernando Henrique Borssoi, Adriana Helena Mudanças nas ideias prévias sobre ponto, reta e plano por meio da interação com a ferramenta FARMA |
author_sort |
Arruda, Sergio de Mello |
title |
Mudanças nas ideias prévias sobre ponto, reta e plano por meio da interação com a ferramenta FARMA |
title_short |
Mudanças nas ideias prévias sobre ponto, reta e plano por meio da interação com a ferramenta FARMA |
title_full |
Mudanças nas ideias prévias sobre ponto, reta e plano por meio da interação com a ferramenta FARMA |
title_fullStr |
Mudanças nas ideias prévias sobre ponto, reta e plano por meio da interação com a ferramenta FARMA |
title_full_unstemmed |
Mudanças nas ideias prévias sobre ponto, reta e plano por meio da interação com a ferramenta FARMA |
title_sort |
mudanças nas ideias prévias sobre ponto, reta e plano por meio da interação com a ferramenta farma |
description |
Nesse artigo discutimos as respostas a um questionário envolvendo conceitos básicos de Geometria, o qual foi aplicado a estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, antes e depois dos mesmos interagirem com uma ferramenta denominada FARMA (Ferramenta de Autoria para Remediação de Erros com Mobilidade na Aprendizagem). A análise das respostas se deu a partir de uma estratégia de categorização e determinação de categorias substantivas e categorias teóricas. Observamos que antes da interação com a ferramenta os conceitos apresentados pelos estudantes estavam mais próximos de ideias do cotidiano. Após a interação houve significativo deslocamento das respostas na direção do conceito correto, principalmente no caso do conceito de ponto. Isso demonstra o potencial da ferramenta FARMA no ensino e aprendizagem de Matemática, em especial da Geometria. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10189 |
_version_ |
1760450394048167936 |
score |
10,966579 |