A relevância do celular nas práticas escolares
O presente estudo apresenta um levantamento, por meio de questionários, acerca do uso de aparelhos de celular em uma escola da cidade de Londrina-PR, levando-se em consideração as circunstâncias do uso e a postura dos alunos e professores com relação ao assunto. Aborda também a importância do trabal...
Principais autores: | Santos, Givan José Ferreira dos, Martins, Daiane Aparecida, Barbeta, Cláudia De Faria |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/10232 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O presente estudo apresenta um levantamento, por meio de questionários, acerca do uso de aparelhos de celular em uma escola da cidade de Londrina-PR, levando-se em consideração as circunstâncias do uso e a postura dos alunos e professores com relação ao assunto. Aborda também a importância do trabalho com as tecnologias móveis nos processos de ensino aprendizagem, bem como a relevância do ensino híbrido, das metodologias ativas e das políticas públicas de investimento em infraestrutura e formação de professores para que haja um ensino contextualizado à realidade do discente. Em sua finalização, é feita uma análise comparativa dos questionários dos alunos e professores onde foi possível verificar que, nas circunstâncias em que o aparelho é utilizado, não há uma mudança nas metodologias, problema que se dá devido à falta de formação do docente que, por sua vez, contraditoriamente, em maioria, se declarou preparado ao uso em sala de aula. Além disso, constatou-se também que os jovens se declaram irresponsáveis nas atividades com celular, haja vista que não há orientação escolar devida no que tange a uma cidadania digital. |
---|