A relevância do celular nas práticas escolares
O presente estudo apresenta um levantamento, por meio de questionários, acerca do uso de aparelhos de celular em uma escola da cidade de Londrina-PR, levando-se em consideração as circunstâncias do uso e a postura dos alunos e professores com relação ao assunto. Aborda também a importância do trabal...
Principais autores: | Santos, Givan José Ferreira dos, Martins, Daiane Aparecida, Barbeta, Cláudia De Faria |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/10232 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-10232 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-102322019-10-15T17:30:47Z A relevância do celular nas práticas escolares Santos, Givan José Ferreira dos Martins, Daiane Aparecida Barbeta, Cláudia De Faria 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional Celular; Ensino; Políticas públicas; Prática pedagógica. Educação O presente estudo apresenta um levantamento, por meio de questionários, acerca do uso de aparelhos de celular em uma escola da cidade de Londrina-PR, levando-se em consideração as circunstâncias do uso e a postura dos alunos e professores com relação ao assunto. Aborda também a importância do trabalho com as tecnologias móveis nos processos de ensino aprendizagem, bem como a relevância do ensino híbrido, das metodologias ativas e das políticas públicas de investimento em infraestrutura e formação de professores para que haja um ensino contextualizado à realidade do discente. Em sua finalização, é feita uma análise comparativa dos questionários dos alunos e professores onde foi possível verificar que, nas circunstâncias em que o aparelho é utilizado, não há uma mudança nas metodologias, problema que se dá devido à falta de formação do docente que, por sua vez, contraditoriamente, em maioria, se declarou preparado ao uso em sala de aula. Além disso, constatou-se também que os jovens se declaram irresponsáveis nas atividades com celular, haja vista que não há orientação escolar devida no que tange a uma cidadania digital. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-06-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/10232 10.3895/etr.v3n1.10232 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 3, n. 1 (2019); 93-111 2594-3901 10.3895/etr.v3n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/10232/6276 Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Santos, Givan José Ferreira dos Martins, Daiane Aparecida Barbeta, Cláudia De Faria |
spellingShingle |
Santos, Givan José Ferreira dos Martins, Daiane Aparecida Barbeta, Cláudia De Faria A relevância do celular nas práticas escolares |
author_sort |
Santos, Givan José Ferreira dos |
title |
A relevância do celular nas práticas escolares |
title_short |
A relevância do celular nas práticas escolares |
title_full |
A relevância do celular nas práticas escolares |
title_fullStr |
A relevância do celular nas práticas escolares |
title_full_unstemmed |
A relevância do celular nas práticas escolares |
title_sort |
relevância do celular nas práticas escolares |
description |
O presente estudo apresenta um levantamento, por meio de questionários, acerca do uso de aparelhos de celular em uma escola da cidade de Londrina-PR, levando-se em consideração as circunstâncias do uso e a postura dos alunos e professores com relação ao assunto. Aborda também a importância do trabalho com as tecnologias móveis nos processos de ensino aprendizagem, bem como a relevância do ensino híbrido, das metodologias ativas e das políticas públicas de investimento em infraestrutura e formação de professores para que haja um ensino contextualizado à realidade do discente. Em sua finalização, é feita uma análise comparativa dos questionários dos alunos e professores onde foi possível verificar que, nas circunstâncias em que o aparelho é utilizado, não há uma mudança nas metodologias, problema que se dá devido à falta de formação do docente que, por sua vez, contraditoriamente, em maioria, se declarou preparado ao uso em sala de aula. Além disso, constatou-se também que os jovens se declaram irresponsáveis nas atividades com celular, haja vista que não há orientação escolar devida no que tange a uma cidadania digital. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/10232 |
_version_ |
1805295242011738112 |
score |
10,814766 |