A relevância do celular nas práticas escolares

O presente estudo apresenta um levantamento, por meio de questionários, acerca do uso de aparelhos de celular em uma escola da cidade de Londrina-PR, levando-se em consideração as circunstâncias do uso e a postura dos alunos e professores com relação ao assunto. Aborda também a importância do trabal...

ver descrição completa

Principais autores: Santos, Givan José Ferreira dos, Martins, Daiane Aparecida, Barbeta, Cláudia De Faria
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/10232
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-10232
recordtype ojs
spelling peri-article-102322019-10-15T17:30:47Z A relevância do celular nas práticas escolares Santos, Givan José Ferreira dos Martins, Daiane Aparecida Barbeta, Cláudia De Faria 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional Celular; Ensino; Políticas públicas; Prática pedagógica. Educação O presente estudo apresenta um levantamento, por meio de questionários, acerca do uso de aparelhos de celular em uma escola da cidade de Londrina-PR, levando-se em consideração as circunstâncias do uso e a postura dos alunos e professores com relação ao assunto. Aborda também a importância do trabalho com as tecnologias móveis nos processos de ensino aprendizagem, bem como a relevância do ensino híbrido, das metodologias ativas e das políticas públicas de investimento em infraestrutura e formação de professores para que haja um ensino contextualizado à realidade do discente. Em sua finalização, é feita uma análise comparativa dos questionários dos alunos e professores onde foi possível verificar que, nas circunstâncias em que o aparelho é utilizado, não há uma mudança nas metodologias, problema que se dá devido à falta de formação do docente que, por sua vez, contraditoriamente, em maioria, se declarou preparado ao uso em sala de aula. Além disso, constatou-se também que os jovens se declaram irresponsáveis nas atividades com celular, haja vista que não há orientação escolar devida no que tange a uma cidadania digital. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-06-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/10232 10.3895/etr.v3n1.10232 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 3, n. 1 (2019); 93-111 2594-3901 10.3895/etr.v3n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/10232/6276 Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Santos, Givan José Ferreira dos
Martins, Daiane Aparecida
Barbeta, Cláudia De Faria
spellingShingle Santos, Givan José Ferreira dos
Martins, Daiane Aparecida
Barbeta, Cláudia De Faria
A relevância do celular nas práticas escolares
author_sort Santos, Givan José Ferreira dos
title A relevância do celular nas práticas escolares
title_short A relevância do celular nas práticas escolares
title_full A relevância do celular nas práticas escolares
title_fullStr A relevância do celular nas práticas escolares
title_full_unstemmed A relevância do celular nas práticas escolares
title_sort relevância do celular nas práticas escolares
description O presente estudo apresenta um levantamento, por meio de questionários, acerca do uso de aparelhos de celular em uma escola da cidade de Londrina-PR, levando-se em consideração as circunstâncias do uso e a postura dos alunos e professores com relação ao assunto. Aborda também a importância do trabalho com as tecnologias móveis nos processos de ensino aprendizagem, bem como a relevância do ensino híbrido, das metodologias ativas e das políticas públicas de investimento em infraestrutura e formação de professores para que haja um ensino contextualizado à realidade do discente. Em sua finalização, é feita uma análise comparativa dos questionários dos alunos e professores onde foi possível verificar que, nas circunstâncias em que o aparelho é utilizado, não há uma mudança nas metodologias, problema que se dá devido à falta de formação do docente que, por sua vez, contraditoriamente, em maioria, se declarou preparado ao uso em sala de aula. Além disso, constatou-se também que os jovens se declaram irresponsáveis nas atividades com celular, haja vista que não há orientação escolar devida no que tange a uma cidadania digital.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/10232
_version_ 1805295242011738112
score 10,814766