Análise de dados no apoio a gestão pública municipal: conhecendo as demandas da cidade de Curitiba pela “Central 156”

Apresenta algumas formas de análises de dados que podem suportar a gestão municipal. Ao analisar a cidade de Curitiba pela “Central 156”, buscou-se identificar padrões na participação da população em reivindicações, como: ‘consulta pública’, ‘denúncia’, ‘elogio’, ‘informação’, ‘recadastro’, ‘reclama...

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Principais autores: Maia, Marcelo, Maia, Marcos, Tsunoda, Denise Fukumi
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10335
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Resumo: Apresenta algumas formas de análises de dados que podem suportar a gestão municipal. Ao analisar a cidade de Curitiba pela “Central 156”, buscou-se identificar padrões na participação da população em reivindicações, como: ‘consulta pública’, ‘denúncia’, ‘elogio’, ‘informação’, ‘recadastro’, ‘reclamação’, ‘solicitação’ e ‘sugestão’. Para isso, procedeu-se a coleta de dados – disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Curitiba. Após a união das bases, mês a mês, referentes ao ano de 2018, os dados foram submetidos aos programas MS-Excel e Weka. A partir da seleção de variáveis pelo método BestFirst foram executados algoritmos de associação (APRIORI) e classificação (PART), bem como análise estatística. As análises revelaram regras de que, por exemplo, sempre que o assunto é referente ao transporte público, há a requisição de reclamação, sugerindo um problema neste tipo de serviço. Outro resultado interessante é a relação existente entre o total de demandas por assunto iluminação pública e total de vítimas por homicídio doloso. Pesquisas futuras podem ainda aumentar o escopo da pesquisa, por meio, por exemplo de mineração de texto no campo de descrição da solicitação.