Historicidade e ensino da língua portuguesa
O presente artigo traz um breve estudo acerca da historicidade da língua portuguesa e do processo de ensino e aprendizagem dentro e fora do contexto da língua materna. Essa analise se faz necessária porque conhecer os aspectos culturais e linguístico que culminaram na construção da língua brasileira...
Autor principal: | Santos, Ilrismar Oliveira dos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10447 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O presente artigo traz um breve estudo acerca da historicidade da língua portuguesa e do processo de ensino e aprendizagem dentro e fora do contexto da língua materna. Essa analise se faz necessária porque conhecer os aspectos culturais e linguístico que culminaram na construção da língua brasileira e sua didatização são elementos que contribuem significativamente no campo dos estudos sobre a evolução cultural e metodológica do saber sistemático e da identidade do povo brasileiro. Outro aspecto que coaduna com a proposta desse artigo são as questões que abarcam a multiplicidade de falares existentes no país, ou seja, o desconhecimento sobre a origem da própria língua materna traz uma posição política inquisidora para o “falar diferente”. Desse modo, a construção de um trabalho que versasse sobre a historicidade da língua em território brasileiro e que abordasse o ensino-aprendizagem foi preciso para que se reforçassem as pesquisas existentes no campo científico das linguagens. |
---|