História da matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: um levantamento de trabalhos no Brasil
Neste artigo, a partir de um levantamento bibliográfico, identificamos e construímos um panorama de trabalhos que tratam sobre a História da Matemática na formação inicial do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando que são os pedagogos os primeiros a ensinar a matemática nos...
Principais autores: | Machado, Suélen Rita Andrade, Trivizoli, Lucieli M. |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10530 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-10530 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-105302022-10-18T23:53:43Z História da matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: um levantamento de trabalhos no Brasil History of mathematics in the early years teacher training: a survey of researches in Brazil Machado, Suélen Rita Andrade Trivizoli, Lucieli M. Matemática; Educação Matemática História da Matemática; História na Educação Matemática; Formação Inicial do Pedagogo History of Mathematics; History in Mathematical Education; Initial Formation of the Pedagogue Neste artigo, a partir de um levantamento bibliográfico, identificamos e construímos um panorama de trabalhos que tratam sobre a História da Matemática na formação inicial do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando que são os pedagogos os primeiros a ensinar a matemática nos primeiros anos de aprendizagem. Assim, a partir da revisão da literatura e do processo de pré-leitura, leitura seletiva, leitura reflexiva e leitura interpretativa, para análise de fontes secundárias, apresentamos um breve levantamento de teses e dissertações produzidas no Brasil que versam sobre a temática escolhida. Para isto, especificamos palavras-chave e realizamos três buscas no mês de junho de 2019: a primeira no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e as demais na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Infere-se a partir do levantamento que são poucos os trabalhos que abordam o objeto que investigamos, o que indica uma demanda por investigações em História da Matemática direcionadas a formação inicial do professor pedagogo que trabalhará Matemática nos anos iniciais. Verificamos, também, que os trabalhos levantados se aproximam em relação à importância dada a inserção da História da Matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando aspectos favoráveis de sua utilização com base nos documentos legislativos ou a partir dos resultados encontrados em propostas de formação de pedagogos permeadas pela História da Matemática. Os trabalhos se diversificam nos procedimentos teóricos adotados e nas preocupações assumidas pelos pesquisadores mediante os resultados encontrados. Entretanto, entendemos que a produção destes trabalhos ainda se caracteriza como incipientes passos dados em prol da inserção de aspectos relacionados ao ensino da História da Matemática em cursos de formação inicial para os professores que atuarão nos anos iniciais. In this article we identify and build an overview of works that deal with the History of Mathematics in the initial training courses for the early years teachers, of elementary school, called pedagogues that are considered the ones who first teach mathematics in the early years of school. Thus, from the literature review and the process of pre-reading, selective reading, reflective reading and interpretative reading for analysis of secondary sources, we present a brief survey of theses and dissertations produced in Brazil that deal with the chosen theme. For this, we specified keywords and performed three searches in June 2019: the first in the CAPES Catalog of Theses and Dissertations and the other in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). It is inferred from the survey, that there are only few works that address the object we investigated, which shows a demand for investigations in History of Mathematics directed to the training of the teachers who will work Mathematics in the early years, as we have already highlighted. We also verified that the researches approached in the importance given the insertion of the History of Mathematics in the initial training of teachers of the initial years of the elementary school, emphasizing favorable aspects of its use present in the analyzed legislative documents, and from the results found in the pedagogical training proposal related to the History of Mathematics. The researches vary in the theoretical procedures adopted and in the concerns assumed by the researchers through the results found. In conclusion, we understand that the production of these works are still characterized as early steps taken towards the insertion of aspects related to the teaching of the History of Mathematics in initial training courses for teachers who will work in the early years. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático application/pdf text/html http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10530 10.3895/actio.v4n3.10530 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 4, n. 3 (2019); 367-385 ACTIO: Docência em Ciências; v. 4, n. 3 (2019); 367-385 2525-8923 10.3895/actio.v4n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10530/7034 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10530/7377 Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Machado, Suélen Rita Andrade Trivizoli, Lucieli M. |
spellingShingle |
Machado, Suélen Rita Andrade Trivizoli, Lucieli M. História da matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: um levantamento de trabalhos no Brasil |
author_sort |
Machado, Suélen Rita Andrade |
title |
História da matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: um levantamento de trabalhos no Brasil |
title_short |
História da matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: um levantamento de trabalhos no Brasil |
title_full |
História da matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: um levantamento de trabalhos no Brasil |
title_fullStr |
História da matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: um levantamento de trabalhos no Brasil |
title_full_unstemmed |
História da matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: um levantamento de trabalhos no Brasil |
title_sort |
história da matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: um levantamento de trabalhos no brasil |
description |
Neste artigo, a partir de um levantamento bibliográfico, identificamos e construímos um panorama de trabalhos que tratam sobre a História da Matemática na formação inicial do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando que são os pedagogos os primeiros a ensinar a matemática nos primeiros anos de aprendizagem. Assim, a partir da revisão da literatura e do processo de pré-leitura, leitura seletiva, leitura reflexiva e leitura interpretativa, para análise de fontes secundárias, apresentamos um breve levantamento de teses e dissertações produzidas no Brasil que versam sobre a temática escolhida. Para isto, especificamos palavras-chave e realizamos três buscas no mês de junho de 2019: a primeira no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e as demais na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Infere-se a partir do levantamento que são poucos os trabalhos que abordam o objeto que investigamos, o que indica uma demanda por investigações em História da Matemática direcionadas a formação inicial do professor pedagogo que trabalhará Matemática nos anos iniciais. Verificamos, também, que os trabalhos levantados se aproximam em relação à importância dada a inserção da História da Matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando aspectos favoráveis de sua utilização com base nos documentos legislativos ou a partir dos resultados encontrados em propostas de formação de pedagogos permeadas pela História da Matemática. Os trabalhos se diversificam nos procedimentos teóricos adotados e nas preocupações assumidas pelos pesquisadores mediante os resultados encontrados. Entretanto, entendemos que a produção destes trabalhos ainda se caracteriza como incipientes passos dados em prol da inserção de aspectos relacionados ao ensino da História da Matemática em cursos de formação inicial para os professores que atuarão nos anos iniciais. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10530 |
_version_ |
1805450615949623296 |
score |
10,814766 |