Compreensões de professoras dos anos iniciais sobre os objetivos do ensino de ciências, da alfabetização científica e tecnológica e das relações entre ciência, tecnologia e sociedade no ensino fundamental
Este artigo tem como objetivo identificar e analisar as compreensões de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre os objetivos do Ensino de Ciências (EC), da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) e das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nessa etapa de ensino....
Principais autores: | Bonfim, Hanslivian Correia Cruz, Guimarães, Orliney Maciel |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10604 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo tem como objetivo identificar e analisar as compreensões de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre os objetivos do Ensino de Ciências (EC), da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) e das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nessa etapa de ensino. Para a constituição dos dados foram entrevistadas nove professoras do ciclo II da rede municipal de ensino de Curitiba, foram realizadas observações de aulas e análise dos planos de aulas das referidas professoras. A metodologia de análise utilizada foi a Análise Textual Discursiva. Constatou-se que grande parte das professoras compreende que o EC pode possibilitar ao aluno maior compreensão de mundo, e que os conteúdos dessa área fazem parte do cotidiano da criança; as professoras reconhecem a existência da relação entre CTS, mas não apresentam a compreensão necessária para estabelecer as implicações entre CTS no contexto da sala de aula; algumas professoras consideram a tecnologia como recurso didático e a maioria das professoras, colaboradoras da pesquisa, não conhecia o termo Alfabetização Científica e Tecnológica. |
---|