Godard e as imagens cine(video)gráficas
Na década de 1970, o vídeo surgiu como um aparato tecnológico produtor de imagens rejeitado inicialmente por cineastas, devido a sua imagem precária e tecnicamente experimental. A profundidade de campo, um dos fundamentos do cinema, é reduzida neste mecanismo, no entanto, o campo de experimentação é...
Autor principal: | Freitas, Rodrigo Inacio |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/10677 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-10677 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-106772022-10-20T18:37:14Z Godard e as imagens cine(video)gráficas Freitas, Rodrigo Inacio Artes, Cinema, Artes do Video Godard; Linguagem cinematográfica; Imagem; Vídeo Na década de 1970, o vídeo surgiu como um aparato tecnológico produtor de imagens rejeitado inicialmente por cineastas, devido a sua imagem precária e tecnicamente experimental. A profundidade de campo, um dos fundamentos do cinema, é reduzida neste mecanismo, no entanto, o campo de experimentação é amplo. Foi utilizado inicialmente por artistas visuais, videoartistas, performers e cineastas experimentalistas, como Jean-Luc Godard, que o incorporou ao cinema analógico, transformando ontologicamente as imagens produzidas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-11-05 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/10677 10.3895/rde.v10n16.10677 Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 10, n. 16 (2019): Revista Dito Efeito; 69-91 1984-2376 10.3895/rde.v10n16 por http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/10677/7660 Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Freitas, Rodrigo Inacio |
spellingShingle |
Freitas, Rodrigo Inacio Godard e as imagens cine(video)gráficas |
author_sort |
Freitas, Rodrigo Inacio |
title |
Godard e as imagens cine(video)gráficas |
title_short |
Godard e as imagens cine(video)gráficas |
title_full |
Godard e as imagens cine(video)gráficas |
title_fullStr |
Godard e as imagens cine(video)gráficas |
title_full_unstemmed |
Godard e as imagens cine(video)gráficas |
title_sort |
godard e as imagens cine(video)gráficas |
description |
Na década de 1970, o vídeo surgiu como um aparato tecnológico produtor de imagens rejeitado inicialmente por cineastas, devido a sua imagem precária e tecnicamente experimental. A profundidade de campo, um dos fundamentos do cinema, é reduzida neste mecanismo, no entanto, o campo de experimentação é amplo. Foi utilizado inicialmente por artistas visuais, videoartistas, performers e cineastas experimentalistas, como Jean-Luc Godard, que o incorporou ao cinema analógico, transformando ontologicamente as imagens produzidas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/10677 |
_version_ |
1805449355187978240 |
score |
10,814766 |