Godard e as imagens cine(video)gráficas

Na década de 1970, o vídeo surgiu como um aparato tecnológico produtor de imagens rejeitado inicialmente por cineastas, devido a sua imagem precária e tecnicamente experimental. A profundidade de campo, um dos fundamentos do cinema, é reduzida neste mecanismo, no entanto, o campo de experimentação é...

ver descrição completa

Autor principal: Freitas, Rodrigo Inacio
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/10677
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-10677
recordtype ojs
spelling peri-article-106772022-10-20T18:37:14Z Godard e as imagens cine(video)gráficas Freitas, Rodrigo Inacio Artes, Cinema, Artes do Video Godard; Linguagem cinematográfica; Imagem; Vídeo Na década de 1970, o vídeo surgiu como um aparato tecnológico produtor de imagens rejeitado inicialmente por cineastas, devido a sua imagem precária e tecnicamente experimental. A profundidade de campo, um dos fundamentos do cinema, é reduzida neste mecanismo, no entanto, o campo de experimentação é amplo. Foi utilizado inicialmente por artistas visuais, videoartistas, performers e cineastas experimentalistas, como Jean-Luc Godard, que o incorporou ao cinema analógico, transformando ontologicamente as imagens produzidas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-11-05 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/10677 10.3895/rde.v10n16.10677 Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 10, n. 16 (2019): Revista Dito Efeito; 69-91 1984-2376 10.3895/rde.v10n16 por http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/10677/7660 Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Freitas, Rodrigo Inacio
spellingShingle Freitas, Rodrigo Inacio
Godard e as imagens cine(video)gráficas
author_sort Freitas, Rodrigo Inacio
title Godard e as imagens cine(video)gráficas
title_short Godard e as imagens cine(video)gráficas
title_full Godard e as imagens cine(video)gráficas
title_fullStr Godard e as imagens cine(video)gráficas
title_full_unstemmed Godard e as imagens cine(video)gráficas
title_sort godard e as imagens cine(video)gráficas
description Na década de 1970, o vídeo surgiu como um aparato tecnológico produtor de imagens rejeitado inicialmente por cineastas, devido a sua imagem precária e tecnicamente experimental. A profundidade de campo, um dos fundamentos do cinema, é reduzida neste mecanismo, no entanto, o campo de experimentação é amplo. Foi utilizado inicialmente por artistas visuais, videoartistas, performers e cineastas experimentalistas, como Jean-Luc Godard, que o incorporou ao cinema analógico, transformando ontologicamente as imagens produzidas.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/10677
_version_ 1805449355187978240
score 10,814766