(Re)configurando a tecnologia: condutores com deficiência e os veículos adaptados
Aprender a dirigir um automóvel envolve um processo de múltiplas (re)configurações do condutor. Este artigo busca identificar as (re)configurações realizadas por condutores com deficiência para dirigir um automóvel adaptado. Trata-se de estudo qualitativo baseado em entrevistas com blogueiros que fo...
Principais autores: | Silva Barbosa, Adriana, Velho, Lea |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10708 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Aprender a dirigir um automóvel envolve um processo de múltiplas (re)configurações do condutor. Este artigo busca identificar as (re)configurações realizadas por condutores com deficiência para dirigir um automóvel adaptado. Trata-se de estudo qualitativo baseado em entrevistas com blogueiros que focam nas questões de interesse das pessoas com deficiência, e assenta-se nos conceitos do construtivismo social da tecnologia. Os resultados revelam que a (re)configuração do condutor com deficiência para dirigir um automóvel adaptado pode ocorrer de duas formas que refletem estratégias de adaptação diferenciadas: (re)configuração orientada ou configuração às cegas. Embora diferente e mais complexa, a relação que se estabelece entre o condutor com deficiência e o carro não é menos eficiente do que a que se estabelece entre o condutor sem deficiência e o carro. |
---|