(Re)configurando a tecnologia: condutores com deficiência e os veículos adaptados

Aprender a dirigir um automóvel envolve um processo de múltiplas (re)configurações do condutor. Este artigo busca identificar as (re)configurações realizadas por condutores com deficiência para dirigir um automóvel adaptado. Trata-se de estudo qualitativo baseado em entrevistas com blogueiros que fo...

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Principais autores: Silva Barbosa, Adriana, Velho, Lea
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10708
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spelling peri-article-107082021-04-01T14:24:38Z (Re)configurando a tecnologia: condutores com deficiência e os veículos adaptados Silva Barbosa, Adriana Velho, Lea 9.00.00.00-5 Outros, 9.08.00.00-1 Ciências Sociais Pessoas com deficiência; Equipamentos de autoajuda; Automóvel Aprender a dirigir um automóvel envolve um processo de múltiplas (re)configurações do condutor. Este artigo busca identificar as (re)configurações realizadas por condutores com deficiência para dirigir um automóvel adaptado. Trata-se de estudo qualitativo baseado em entrevistas com blogueiros que focam nas questões de interesse das pessoas com deficiência, e assenta-se nos conceitos do construtivismo social da tecnologia. Os resultados revelam que a (re)configuração do condutor com deficiência para dirigir um automóvel adaptado pode ocorrer de duas formas que refletem estratégias de adaptação diferenciadas: (re)configuração orientada ou configuração às cegas. Embora diferente e mais complexa, a relação que se estabelece entre o condutor com deficiência e o carro não é menos eficiente do que a que se estabelece entre o condutor sem deficiência e o carro. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Não se aplica. 2021-04-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10708 10.3895/rts.v17n47.10708 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 47 (2021); 154-171 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 47 (2021); 154-171 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v17n47 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10708/8246 Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
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description Aprender a dirigir um automóvel envolve um processo de múltiplas (re)configurações do condutor. Este artigo busca identificar as (re)configurações realizadas por condutores com deficiência para dirigir um automóvel adaptado. Trata-se de estudo qualitativo baseado em entrevistas com blogueiros que focam nas questões de interesse das pessoas com deficiência, e assenta-se nos conceitos do construtivismo social da tecnologia. Os resultados revelam que a (re)configuração do condutor com deficiência para dirigir um automóvel adaptado pode ocorrer de duas formas que refletem estratégias de adaptação diferenciadas: (re)configuração orientada ou configuração às cegas. Embora diferente e mais complexa, a relação que se estabelece entre o condutor com deficiência e o carro não é menos eficiente do que a que se estabelece entre o condutor sem deficiência e o carro.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
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