O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa como LE de alunos com TDAH
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de orientar sobre o uso de recursos pedagógicos na área de Língua Inglesa para alunos com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Dentre as informações aqui discutidas está a conceituação do sujeito com TDAH, os possíveis desafios do TDA...
Principais autores: | dos Santos Leiros Batista, Elizabete, Faria Albuquerque, Gilson |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10746 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-10746 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-107462022-10-18T23:53:47Z O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa como LE de alunos com TDAH dos Santos Leiros Batista, Elizabete Faria Albuquerque, Gilson Métodos e Técnicas de Ensino TDAH; Língua inglesa como LE; Estratégias de ensino; Sociointeracionismo Este trabalho foi elaborado com o objetivo de orientar sobre o uso de recursos pedagógicos na área de Língua Inglesa para alunos com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Dentre as informações aqui discutidas está a conceituação do sujeito com TDAH, os possíveis desafios do TDAH no contexto escolar e a conceitualização de Língua Estrangeira (LE). Com essas informações previamente coletadas, refletimos sobre possíveis diferentes estratégias de ensino e explicamos os motivos para que a abordagem vygostkyana (sociointeracionista) é bastante adequada ao objetivo do trabalho. Isso acontece, pois entendemos que tal abordagem é capaz de, ao mesmo tempo, contribuir na inclusão do aluno com TDAH, bem como em desenvolver suas habilidades cognitivas. Também expomos um conjunto de técnicas já discutidas em trabalhos prévios para que o professor consiga ensinar o aluno com TDAH de maneira satisfatória. O método de pesquisa utilizado neste trabalho é de cunho qualitativo e de natureza exploratória. O estudo se desenvolve a partir de pesquisa bibliográfica apoiada em artigos científicos disponíveis em repositórios online, utilizando as seguintes palavras-chave para a busca: TDAH, ensino, aprendizagem, educação para TDAH, sociointeracionismo. Foram pesquisados e reunidos métodos de ensino já utilizados e estudados, não havendo, portanto, desenvolvimento de novos métodos. Por se tratar de um trabalho desenvolvido para a disciplina de Educação inclusiva e diversidade do 4º semestre do curso de Letras - Inglês da UTFPR em um curto período de tempo, não foi possível que a pesquisa fosse aplicada em campo, portanto não contamos com resultados numéricos ou de outra natureza científica. Apesar da não-aplicação do assunto disposto, temos como respaldo as pesquisas citadas no decorrer do trabalho para que presumamos que todo o conteúdo aqui exposto é aplicável e de provável efetividade. Acreditamos que os dados discutidos e as contribuições próprias dos elaboradores possam ser de grande valia a educadores e estudantes interessados no tópico objetivo do trabalho. Entendemos ainda que a aplicabilidade deste estudo não se restrinja apenas ao ensino de Língua Inglesa e inclusão de alunos com TDAH, mas se amplie também a outras disciplinas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-01-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10746 10.3895/actio.v1n1.10746 ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral 2525-8923 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10746/6978 Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
dos Santos Leiros Batista, Elizabete Faria Albuquerque, Gilson |
spellingShingle |
dos Santos Leiros Batista, Elizabete Faria Albuquerque, Gilson O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa como LE de alunos com TDAH |
author_sort |
dos Santos Leiros Batista, Elizabete |
title |
O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa como LE de alunos com TDAH |
title_short |
O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa como LE de alunos com TDAH |
title_full |
O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa como LE de alunos com TDAH |
title_fullStr |
O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa como LE de alunos com TDAH |
title_full_unstemmed |
O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa como LE de alunos com TDAH |
title_sort |
o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa como le de alunos com tdah |
description |
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de orientar sobre o uso de recursos pedagógicos na área de Língua Inglesa para alunos com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Dentre as informações aqui discutidas está a conceituação do sujeito com TDAH, os possíveis desafios do TDAH no contexto escolar e a conceitualização de Língua Estrangeira (LE). Com essas informações previamente coletadas, refletimos sobre possíveis diferentes estratégias de ensino e explicamos os motivos para que a abordagem vygostkyana (sociointeracionista) é bastante adequada ao objetivo do trabalho. Isso acontece, pois entendemos que tal abordagem é capaz de, ao mesmo tempo, contribuir na inclusão do aluno com TDAH, bem como em desenvolver suas habilidades cognitivas. Também expomos um conjunto de técnicas já discutidas em trabalhos prévios para que o professor consiga ensinar o aluno com TDAH de maneira satisfatória. O método de pesquisa utilizado neste trabalho é de cunho qualitativo e de natureza exploratória. O estudo se desenvolve a partir de pesquisa bibliográfica apoiada em artigos científicos disponíveis em repositórios online, utilizando as seguintes palavras-chave para a busca: TDAH, ensino, aprendizagem, educação para TDAH, sociointeracionismo. Foram pesquisados e reunidos métodos de ensino já utilizados e estudados, não havendo, portanto, desenvolvimento de novos métodos. Por se tratar de um trabalho desenvolvido para a disciplina de Educação inclusiva e diversidade do 4º semestre do curso de Letras - Inglês da UTFPR em um curto período de tempo, não foi possível que a pesquisa fosse aplicada em campo, portanto não contamos com resultados numéricos ou de outra natureza científica. Apesar da não-aplicação do assunto disposto, temos como respaldo as pesquisas citadas no decorrer do trabalho para que presumamos que todo o conteúdo aqui exposto é aplicável e de provável efetividade. Acreditamos que os dados discutidos e as contribuições próprias dos elaboradores possam ser de grande valia a educadores e estudantes interessados no tópico objetivo do trabalho. Entendemos ainda que a aplicabilidade deste estudo não se restrinja apenas ao ensino de Língua Inglesa e inclusão de alunos com TDAH, mas se amplie também a outras disciplinas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10746 |
_version_ |
1805451156383596544 |
score |
10,814766 |