Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica

Este trabalho apresenta a experiência da aplicação de uma sequência didática (SD) na fase ‘intervenção pedagógico’, que compõe o Programa Residência Pedagógica fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa Nível Superior – Brasil (CAPES) edital 06/2018, em uma escola pública de Curitiba. O...

ver descrição completa

Principais autores: Correia, Jhenyffer Nareski, Mann, Natalia
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10790
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-10790
recordtype ojs
spelling peri-article-107902022-10-18T23:53:48Z Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica Correia, Jhenyffer Nareski Mann, Natalia 8.00.00.00-2 Lingüística, Letras e Artes; 8.02.01.00-8 Língua Portuguesa. Ensino; Sequência Didática; Residência Pedagógica; Gêneros Textuais; Crônica. Este trabalho apresenta a experiência da aplicação de uma sequência didática (SD) na fase ‘intervenção pedagógico’, que compõe o Programa Residência Pedagógica fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa Nível Superior – Brasil (CAPES) edital 06/2018, em uma escola pública de Curitiba. O trabalho objetiva mostrar como foi a preparação das aulas e a avaliação das produções escritas pelos alunos. A sequência didática aplicada teve como norte o gênero de discurso crônica, e integrou estratégias lúdicas de ensino (mapa mental e jogo interativo), leitura de textos literários e produção de textos (escrita e reescrita) – contemplando, desta maneira, os 4 eixos de ensino de língua portuguesa (LP), segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a saber: leitura, análise linguística/semiótica, oralidade e produção de texto –, que foram aplicados em uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental II, cuja turma, composta por 35 alunos, possuía a faixa etária de 11 a 12 anos. A SD teve como base teórica os elementos de preparação de aula e avaliação de textos de CASSANY (1999) e a proposta de sequência didática de Schneuwly e Dolz (2002/2004). Já os textos literários foram compostos por crônicas de autores brasileiros contemporâneos e consagrados como Marina Colasanti (1995) e Luís Fernando Veríssimo (2003), na qual a temática trabalhada foi o cotidiano coletivo. A mediação durou 4 aulas, incluindo a apresentação do gênero trabalhado, a leitura dos textos literários e as produções escritas, pautadas em recursos lúdicos. Os resultados desta aplicação reforçam a importância de uma sequência didática para o ensino de LP, sobretudo no que diz respeito ao docente saber avaliar um texto e, outrossim, os resultados mostram que o incentivo aos programas de inserção e imersão à docência, como o Residência Pedagógica, são significativos tanto para os alunos e professores da escola pública quanto para os residentes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa Nível Superior – Brasil (CAPES) Evandro de Melo Catelão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 2020-01-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Estudo exploratório application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10790 10.3895/actio.v1n1.10790 ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster 2525-8923 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10790/6959 Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Correia, Jhenyffer Nareski
Mann, Natalia
spellingShingle Correia, Jhenyffer Nareski
Mann, Natalia
Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica
author_sort Correia, Jhenyffer Nareski
title Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica
title_short Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica
title_full Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica
title_fullStr Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica
title_full_unstemmed Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica
title_sort elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica
description Este trabalho apresenta a experiência da aplicação de uma sequência didática (SD) na fase ‘intervenção pedagógico’, que compõe o Programa Residência Pedagógica fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa Nível Superior – Brasil (CAPES) edital 06/2018, em uma escola pública de Curitiba. O trabalho objetiva mostrar como foi a preparação das aulas e a avaliação das produções escritas pelos alunos. A sequência didática aplicada teve como norte o gênero de discurso crônica, e integrou estratégias lúdicas de ensino (mapa mental e jogo interativo), leitura de textos literários e produção de textos (escrita e reescrita) – contemplando, desta maneira, os 4 eixos de ensino de língua portuguesa (LP), segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a saber: leitura, análise linguística/semiótica, oralidade e produção de texto –, que foram aplicados em uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental II, cuja turma, composta por 35 alunos, possuía a faixa etária de 11 a 12 anos. A SD teve como base teórica os elementos de preparação de aula e avaliação de textos de CASSANY (1999) e a proposta de sequência didática de Schneuwly e Dolz (2002/2004). Já os textos literários foram compostos por crônicas de autores brasileiros contemporâneos e consagrados como Marina Colasanti (1995) e Luís Fernando Veríssimo (2003), na qual a temática trabalhada foi o cotidiano coletivo. A mediação durou 4 aulas, incluindo a apresentação do gênero trabalhado, a leitura dos textos literários e as produções escritas, pautadas em recursos lúdicos. Os resultados desta aplicação reforçam a importância de uma sequência didática para o ensino de LP, sobretudo no que diz respeito ao docente saber avaliar um texto e, outrossim, os resultados mostram que o incentivo aos programas de inserção e imersão à docência, como o Residência Pedagógica, são significativos tanto para os alunos e professores da escola pública quanto para os residentes.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10790
_version_ 1805451020925403136
score 10,814766