Percepções de alunos de escola pública sobre projetos de letramento crítico para o ensino de língua inglesa

Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática (FREIRE, 2016). Partindo desse pressuposto, a pesquisa exerce uma função essencial na prática docente, uma vez que oportuniza o pensar sobre o fazer. Foi em razão de uma pesquisa de conclusão de curso na área de Linguística Aplicada, no curso de Letras...

ver descrição completa

Autor principal: Rodrigues, Fernanda Marconcin
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10861
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-10861
recordtype ojs
spelling peri-article-108612022-10-18T23:53:52Z Percepções de alunos de escola pública sobre projetos de letramento crítico para o ensino de língua inglesa Rodrigues, Fernanda Marconcin Educação Ensino de língua inglesa; escola-pública; projetos de Letramento Crítico; alunos. Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática (FREIRE, 2016). Partindo desse pressuposto, a pesquisa exerce uma função essencial na prática docente, uma vez que oportuniza o pensar sobre o fazer. Foi em razão de uma pesquisa de conclusão de curso na área de Linguística Aplicada, no curso de Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que este texto foi elaborado. Seu propósito é apresentar discussões teórico-práticas que integram a fundamentação teórica dessa pesquisa, que, por sua vez, tem como objetivo investigar se alunos da escola pública tornam-se mais motivados a aprender Inglês em sala de aula por meio da experiência com projetos de Letramento Crítico. Para isso, é apresentado brevemente conceitos de Pós-Método e Letramento Crítico, bem como os conteúdos ideológicos presentes nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e nas Diretrizes Curriculares de Educação Básica de língua estrangeira moderna (2008). Os conceitos apresentados são fundamentados em Kumaravadivelu (1994), que disserta sobre a concepção de pós-método, em Menezes de Souza (2011) e em Jordão (2011) que se propõem a esclarecer algumas questões acerca de Letramento Crítico. Busca-se também traçar uma relação entre o texto de Jordão e um e-book sobre projetos de letramento produzido por Oliveira, Tinoco e Araújo Santos (2014). A investigação empírica da pesquisa foi realizada por meio de um projeto de Letramento Crítico com o tema de Eating habits (Hábitos alimentares), elaborado durante um curso ofertado pelo projeto de extensão Professores sem Fronteiras: formação inicial e continuada em línguas estrangeiras e adicionais na UFPR em 2019. Durante a investigação foram aplicados questionários aos alunos de uma turma de 2º ano de Ensino Médio de uma escola de um bairro periférico da cidade de Curitiba, Paraná.  Uma análise inicial aponta para um resultado positivo quanto aos alunos sentirem-se motivados em estudar Inglês vivenciando projetos de Letramento Crítico. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-01-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Pesquisa Etnográfica application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10861 10.3895/actio.v1n1.10861 ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral 2525-8923 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10861/6993 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10861/1450 Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Rodrigues, Fernanda Marconcin
spellingShingle Rodrigues, Fernanda Marconcin
Percepções de alunos de escola pública sobre projetos de letramento crítico para o ensino de língua inglesa
author_sort Rodrigues, Fernanda Marconcin
title Percepções de alunos de escola pública sobre projetos de letramento crítico para o ensino de língua inglesa
title_short Percepções de alunos de escola pública sobre projetos de letramento crítico para o ensino de língua inglesa
title_full Percepções de alunos de escola pública sobre projetos de letramento crítico para o ensino de língua inglesa
title_fullStr Percepções de alunos de escola pública sobre projetos de letramento crítico para o ensino de língua inglesa
title_full_unstemmed Percepções de alunos de escola pública sobre projetos de letramento crítico para o ensino de língua inglesa
title_sort percepções de alunos de escola pública sobre projetos de letramento crítico para o ensino de língua inglesa
description Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática (FREIRE, 2016). Partindo desse pressuposto, a pesquisa exerce uma função essencial na prática docente, uma vez que oportuniza o pensar sobre o fazer. Foi em razão de uma pesquisa de conclusão de curso na área de Linguística Aplicada, no curso de Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que este texto foi elaborado. Seu propósito é apresentar discussões teórico-práticas que integram a fundamentação teórica dessa pesquisa, que, por sua vez, tem como objetivo investigar se alunos da escola pública tornam-se mais motivados a aprender Inglês em sala de aula por meio da experiência com projetos de Letramento Crítico. Para isso, é apresentado brevemente conceitos de Pós-Método e Letramento Crítico, bem como os conteúdos ideológicos presentes nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e nas Diretrizes Curriculares de Educação Básica de língua estrangeira moderna (2008). Os conceitos apresentados são fundamentados em Kumaravadivelu (1994), que disserta sobre a concepção de pós-método, em Menezes de Souza (2011) e em Jordão (2011) que se propõem a esclarecer algumas questões acerca de Letramento Crítico. Busca-se também traçar uma relação entre o texto de Jordão e um e-book sobre projetos de letramento produzido por Oliveira, Tinoco e Araújo Santos (2014). A investigação empírica da pesquisa foi realizada por meio de um projeto de Letramento Crítico com o tema de Eating habits (Hábitos alimentares), elaborado durante um curso ofertado pelo projeto de extensão Professores sem Fronteiras: formação inicial e continuada em línguas estrangeiras e adicionais na UFPR em 2019. Durante a investigação foram aplicados questionários aos alunos de uma turma de 2º ano de Ensino Médio de uma escola de um bairro periférico da cidade de Curitiba, Paraná.  Uma análise inicial aponta para um resultado positivo quanto aos alunos sentirem-se motivados em estudar Inglês vivenciando projetos de Letramento Crítico.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10861
_version_ 1805450763590172672
score 10,814766