Conhecimento, design e tecnologia: uma reflexão nas concepções de Hume, Kant e Foucault
Este artigo apresenta uma reflexão filosófica sobre os modos de encarar o conhecimento em Design e Tecnologia, em especial no tocante às diferentes interpretações acerca da relação entre o pensar e o fazer. O objetivo geral não consiste em propor princípios ou categorias epistemológicas; em vez diss...
Principais autores: | Beccari, Marcos Namba, Heemann, Adriano |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10973 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-10973 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-109732021-01-01T12:41:11Z Conhecimento, design e tecnologia: uma reflexão nas concepções de Hume, Kant e Foucault Beccari, Marcos Namba Heemann, Adriano a 6.12.00.00-0 Desenho Industrial Filosofia do Design; Filosofia da Tecnologia; Epistemologia Este artigo apresenta uma reflexão filosófica sobre os modos de encarar o conhecimento em Design e Tecnologia, em especial no tocante às diferentes interpretações acerca da relação entre o pensar e o fazer. O objetivo geral não consiste em propor princípios ou categorias epistemológicas; em vez disso, trata-se de explicitar a variedade (e mesmo a dispersão) de interpretações possíveis sobre o tema que possam aprimorar diálogos e debates vinculados ao desenvolvimento da sociedade. Após a apresentação da pauta em questão, a Revisão Bibliográfica delineia o viés a partir do qual é encarada a produção do conhecimento. Na sequência, o artigo elenca três enunciados recorrentes na esfera acadêmica e não-acadêmica do Design, estabelece esse discurso como critério de análise e relaciona os enunciados a três concepções filosóficas distintas acerca do conhecimento estabelecidas por Hume, Kant e Foucault. A partir dessa relação, por fim, apresenta a proposição provisória de que o próprio modo de encarar o conhecimento é o que torna cada tipo de conhecimento particularmente relevante. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) 2021-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10973 10.3895/rts.v17n46.10973 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 46 (2021); 22-36 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 46 (2021); 22-36 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v17n46 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10973/8105 http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/10973/1474 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Beccari, Marcos Namba Heemann, Adriano |
spellingShingle |
Beccari, Marcos Namba Heemann, Adriano Conhecimento, design e tecnologia: uma reflexão nas concepções de Hume, Kant e Foucault |
author_sort |
Beccari, Marcos Namba |
title |
Conhecimento, design e tecnologia: uma reflexão nas concepções de Hume, Kant e Foucault |
title_short |
Conhecimento, design e tecnologia: uma reflexão nas concepções de Hume, Kant e Foucault |
title_full |
Conhecimento, design e tecnologia: uma reflexão nas concepções de Hume, Kant e Foucault |
title_fullStr |
Conhecimento, design e tecnologia: uma reflexão nas concepções de Hume, Kant e Foucault |
title_full_unstemmed |
Conhecimento, design e tecnologia: uma reflexão nas concepções de Hume, Kant e Foucault |
title_sort |
conhecimento, design e tecnologia: uma reflexão nas concepções de hume, kant e foucault |
description |
Este artigo apresenta uma reflexão filosófica sobre os modos de encarar o conhecimento em Design e Tecnologia, em especial no tocante às diferentes interpretações acerca da relação entre o pensar e o fazer. O objetivo geral não consiste em propor princípios ou categorias epistemológicas; em vez disso, trata-se de explicitar a variedade (e mesmo a dispersão) de interpretações possíveis sobre o tema que possam aprimorar diálogos e debates vinculados ao desenvolvimento da sociedade. Após a apresentação da pauta em questão, a Revisão Bibliográfica delineia o viés a partir do qual é encarada a produção do conhecimento. Na sequência, o artigo elenca três enunciados recorrentes na esfera acadêmica e não-acadêmica do Design, estabelece esse discurso como critério de análise e relaciona os enunciados a três concepções filosóficas distintas acerca do conhecimento estabelecidas por Hume, Kant e Foucault. A partir dessa relação, por fim, apresenta a proposição provisória de que o próprio modo de encarar o conhecimento é o que torna cada tipo de conhecimento particularmente relevante. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10973 |
_version_ |
1805449704185528320 |
score |
10,814766 |