Conhecimento, design e tecnologia: uma reflexão nas concepções de Hume, Kant e Foucault

Este artigo apresenta uma reflexão filosófica sobre os modos de encarar o conhecimento em Design e Tecnologia, em especial no tocante às diferentes interpretações acerca da relação entre o pensar e o fazer. O objetivo geral não consiste em propor princípios ou categorias epistemológicas; em vez diss...

ver descrição completa

Principais autores: Beccari, Marcos Namba, Heemann, Adriano
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10973
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-10973
recordtype ojs
spelling peri-article-109732021-01-01T12:41:11Z Conhecimento, design e tecnologia: uma reflexão nas concepções de Hume, Kant e Foucault Beccari, Marcos Namba Heemann, Adriano a 6.12.00.00-0 Desenho Industrial Filosofia do Design; Filosofia da Tecnologia; Epistemologia Este artigo apresenta uma reflexão filosófica sobre os modos de encarar o conhecimento em Design e Tecnologia, em especial no tocante às diferentes interpretações acerca da relação entre o pensar e o fazer. O objetivo geral não consiste em propor princípios ou categorias epistemológicas; em vez disso, trata-se de explicitar a variedade (e mesmo a dispersão) de interpretações possíveis sobre o tema que possam aprimorar diálogos e debates vinculados ao desenvolvimento da sociedade. Após a apresentação da pauta em questão, a Revisão Bibliográfica delineia o viés a partir do qual é encarada a produção do conhecimento. Na sequência, o artigo elenca três enunciados recorrentes na esfera acadêmica e não-acadêmica do Design, estabelece esse discurso como critério de análise e relaciona os enunciados a três concepções filosóficas distintas acerca do conhecimento estabelecidas por Hume, Kant e Foucault. A partir dessa relação, por fim, apresenta a proposição provisória de que o próprio modo de encarar o conhecimento é o que torna cada tipo de conhecimento particularmente relevante. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) 2021-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10973 10.3895/rts.v17n46.10973 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 46 (2021); 22-36 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 46 (2021); 22-36 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v17n46 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10973/8105 http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/10973/1474 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Beccari, Marcos Namba
Heemann, Adriano
spellingShingle Beccari, Marcos Namba
Heemann, Adriano
Conhecimento, design e tecnologia: uma reflexão nas concepções de Hume, Kant e Foucault
author_sort Beccari, Marcos Namba
title Conhecimento, design e tecnologia: uma reflexão nas concepções de Hume, Kant e Foucault
title_short Conhecimento, design e tecnologia: uma reflexão nas concepções de Hume, Kant e Foucault
title_full Conhecimento, design e tecnologia: uma reflexão nas concepções de Hume, Kant e Foucault
title_fullStr Conhecimento, design e tecnologia: uma reflexão nas concepções de Hume, Kant e Foucault
title_full_unstemmed Conhecimento, design e tecnologia: uma reflexão nas concepções de Hume, Kant e Foucault
title_sort conhecimento, design e tecnologia: uma reflexão nas concepções de hume, kant e foucault
description Este artigo apresenta uma reflexão filosófica sobre os modos de encarar o conhecimento em Design e Tecnologia, em especial no tocante às diferentes interpretações acerca da relação entre o pensar e o fazer. O objetivo geral não consiste em propor princípios ou categorias epistemológicas; em vez disso, trata-se de explicitar a variedade (e mesmo a dispersão) de interpretações possíveis sobre o tema que possam aprimorar diálogos e debates vinculados ao desenvolvimento da sociedade. Após a apresentação da pauta em questão, a Revisão Bibliográfica delineia o viés a partir do qual é encarada a produção do conhecimento. Na sequência, o artigo elenca três enunciados recorrentes na esfera acadêmica e não-acadêmica do Design, estabelece esse discurso como critério de análise e relaciona os enunciados a três concepções filosóficas distintas acerca do conhecimento estabelecidas por Hume, Kant e Foucault. A partir dessa relação, por fim, apresenta a proposição provisória de que o próprio modo de encarar o conhecimento é o que torna cada tipo de conhecimento particularmente relevante.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2021
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10973
_version_ 1805449704185528320
score 10,814766