Vozes-Mulheres: trajetórias de professoras-mães-cientistas
A presente pesquisa aborda a temática de gênero no contexto das Ciências Exatas, onde as mulheres representam uma minoria. Após a análise dos Currículos Lattes e cargos de professoras de uma Universidade Federal, selecionamos e entrevistamos 18 docentes sobre suas trajetórias. Com base nos relatos,...
Principais autores: | Ferreira, Gabriela, de Souza, Alicia Aparecida, Silveira, Camila |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11030 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
A presente pesquisa aborda a temática de gênero no contexto das Ciências Exatas, onde as mulheres representam uma minoria. Após a análise dos Currículos Lattes e cargos de professoras de uma Universidade Federal, selecionamos e entrevistamos 18 docentes sobre suas trajetórias. Com base nos relatos, construímos discussões sobre o preconceito de gênero evidenciado, explícito ou não, de modo a compreender como o mesmo permeia as vivências das entrevistadas e quais suas percepções enquanto mulheres cientistas. Concluímos que, em sua maioria, as docentes não se davam conta do machismo que as cercava e diversas vezes relatavam situações de preconceito sem se aperceber do mesmo. Em boa parte das conversas, notamos nuances entre momentos em que as entrevistadas reconheciam ou negavam o machismo no ambiente de trabalho. Por fim, acreditamos que discussões como esta são importantes para repensarmos o fazer Ciência, com vistas a tornar a cultura científica livre de preconceitos. |
---|