Vozes-Mulheres: trajetórias de professoras-mães-cientistas

A presente pesquisa aborda a temática de gênero no contexto das Ciências Exatas, onde as mulheres representam uma minoria. Após a análise dos Currículos Lattes e cargos de professoras de uma Universidade Federal, selecionamos e entrevistamos 18 docentes sobre suas trajetórias. Com base nos relatos,...

ver descrição completa

Principais autores: Ferreira, Gabriela, de Souza, Alicia Aparecida, Silveira, Camila
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11030
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A presente pesquisa aborda a temática de gênero no contexto das Ciências Exatas, onde as mulheres representam uma minoria. Após a análise dos Currículos Lattes e cargos de professoras de uma Universidade Federal, selecionamos e entrevistamos 18 docentes sobre suas trajetórias. Com base nos relatos, construímos discussões sobre o preconceito de gênero evidenciado, explícito ou não, de modo a compreender como o mesmo permeia as vivências das entrevistadas e quais suas percepções enquanto mulheres cientistas. Concluímos que, em sua maioria, as docentes não se davam conta do machismo que as cercava e diversas vezes relatavam situações de preconceito sem se aperceber do mesmo. Em boa parte das conversas, notamos nuances entre momentos em que as entrevistadas reconheciam ou negavam o machismo no ambiente de trabalho. Por fim, acreditamos que discussões como esta são importantes para repensarmos o fazer Ciência, com vistas a tornar a cultura científica livre de preconceitos.