Vozes-Mulheres: trajetórias de professoras-mães-cientistas
A presente pesquisa aborda a temática de gênero no contexto das Ciências Exatas, onde as mulheres representam uma minoria. Após a análise dos Currículos Lattes e cargos de professoras de uma Universidade Federal, selecionamos e entrevistamos 18 docentes sobre suas trajetórias. Com base nos relatos,...
Principais autores: | Ferreira, Gabriela, de Souza, Alicia Aparecida, Silveira, Camila |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11030 |
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peri-article-110302022-10-18T23:23:03Z Vozes-Mulheres: trajetórias de professoras-mães-cientistas Ferreira, Gabriela de Souza, Alicia Aparecida Silveira, Camila Educação; Sociologia da Educação. Preconceito de gênero; Ciências Exatas; Trajetória; Mulheres docentes; Feminismo. A presente pesquisa aborda a temática de gênero no contexto das Ciências Exatas, onde as mulheres representam uma minoria. Após a análise dos Currículos Lattes e cargos de professoras de uma Universidade Federal, selecionamos e entrevistamos 18 docentes sobre suas trajetórias. Com base nos relatos, construímos discussões sobre o preconceito de gênero evidenciado, explícito ou não, de modo a compreender como o mesmo permeia as vivências das entrevistadas e quais suas percepções enquanto mulheres cientistas. Concluímos que, em sua maioria, as docentes não se davam conta do machismo que as cercava e diversas vezes relatavam situações de preconceito sem se aperceber do mesmo. Em boa parte das conversas, notamos nuances entre momentos em que as entrevistadas reconheciam ou negavam o machismo no ambiente de trabalho. Por fim, acreditamos que discussões como esta são importantes para repensarmos o fazer Ciência, com vistas a tornar a cultura científica livre de preconceitos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná 2020-07-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11030 10.3895/cgt.v13n42.11030 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 13, n. 42 (2020); 185-201 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v13n42 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11030/7569 Direitos autorais 2020 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
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A presente pesquisa aborda a temática de gênero no contexto das Ciências Exatas, onde as mulheres representam uma minoria. Após a análise dos Currículos Lattes e cargos de professoras de uma Universidade Federal, selecionamos e entrevistamos 18 docentes sobre suas trajetórias. Com base nos relatos, construímos discussões sobre o preconceito de gênero evidenciado, explícito ou não, de modo a compreender como o mesmo permeia as vivências das entrevistadas e quais suas percepções enquanto mulheres cientistas. Concluímos que, em sua maioria, as docentes não se davam conta do machismo que as cercava e diversas vezes relatavam situações de preconceito sem se aperceber do mesmo. Em boa parte das conversas, notamos nuances entre momentos em que as entrevistadas reconheciam ou negavam o machismo no ambiente de trabalho. Por fim, acreditamos que discussões como esta são importantes para repensarmos o fazer Ciência, com vistas a tornar a cultura científica livre de preconceitos. |
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