A participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da UFMG

Este artigo teve como objetivo analisar a presença de professoras negras nos programas de pós-graduação stricto sensu da UFMG, tendo em vista a necessidade de estudos que mapeiem a presença de mulheres negras em espaços institucionalizados de produção de conhecimento e a atualização do debate acerca...

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Principais autores: Souza, Fernanda Aparecida de, Valentim, Silvani dos Santos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11041
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Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar a presença de professoras negras nos programas de pós-graduação stricto sensu da UFMG, tendo em vista a necessidade de estudos que mapeiem a presença de mulheres negras em espaços institucionalizados de produção de conhecimento e a atualização do debate acerca da falta de diversidade étnico-racial nas universidades brasileiras. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um mapeamento do corpo docente nos sítios eletrônicos dos programas e, posteriormente, a identificação do pertencimento racial das professoras, segundo a autodeclaração informada no Currículo Lattes. Os dados obtidos evidenciam exclusão e segregação de mulheres negras no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Analisados à luz da interseccionalidade, verifica-se uma complexa dinâmica que estrutura e opera as relações sociais neste contexto de atuação profissional.