A participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da UFMG

Este artigo teve como objetivo analisar a presença de professoras negras nos programas de pós-graduação stricto sensu da UFMG, tendo em vista a necessidade de estudos que mapeiem a presença de mulheres negras em espaços institucionalizados de produção de conhecimento e a atualização do debate acerca...

ver descrição completa

Principais autores: Souza, Fernanda Aparecida de, Valentim, Silvani dos Santos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11041
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-11041
recordtype ojs
spelling peri-article-110412022-10-18T23:23:03Z A participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da UFMG Souza, Fernanda Aparecida de Valentim, Silvani dos Santos Educação - Sociologia da Educação Professoras negras; Produção do conhecimento científico; Pós-graduação stricto sensu; Interseccionalidad Este artigo teve como objetivo analisar a presença de professoras negras nos programas de pós-graduação stricto sensu da UFMG, tendo em vista a necessidade de estudos que mapeiem a presença de mulheres negras em espaços institucionalizados de produção de conhecimento e a atualização do debate acerca da falta de diversidade étnico-racial nas universidades brasileiras. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um mapeamento do corpo docente nos sítios eletrônicos dos programas e, posteriormente, a identificação do pertencimento racial das professoras, segundo a autodeclaração informada no Currículo Lattes. Os dados obtidos evidenciam exclusão e segregação de mulheres negras no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Analisados à luz da interseccionalidade, verifica-se uma complexa dinâmica que estrutura e opera as relações sociais neste contexto de atuação profissional. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) 2020-07-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11041 10.3895/cgt.v13n42.11041 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 13, n. 42 (2020); 45-61 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v13n42 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11041/7389 Direitos autorais 2020 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Souza, Fernanda Aparecida de
Valentim, Silvani dos Santos
spellingShingle Souza, Fernanda Aparecida de
Valentim, Silvani dos Santos
A participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da UFMG
author_sort Souza, Fernanda Aparecida de
title A participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da UFMG
title_short A participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da UFMG
title_full A participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da UFMG
title_fullStr A participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da UFMG
title_full_unstemmed A participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da UFMG
title_sort participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da ufmg
description Este artigo teve como objetivo analisar a presença de professoras negras nos programas de pós-graduação stricto sensu da UFMG, tendo em vista a necessidade de estudos que mapeiem a presença de mulheres negras em espaços institucionalizados de produção de conhecimento e a atualização do debate acerca da falta de diversidade étnico-racial nas universidades brasileiras. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um mapeamento do corpo docente nos sítios eletrônicos dos programas e, posteriormente, a identificação do pertencimento racial das professoras, segundo a autodeclaração informada no Currículo Lattes. Os dados obtidos evidenciam exclusão e segregação de mulheres negras no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Analisados à luz da interseccionalidade, verifica-se uma complexa dinâmica que estrutura e opera as relações sociais neste contexto de atuação profissional.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11041
_version_ 1805451659070930944
score 10,814766