A participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da UFMG
Este artigo teve como objetivo analisar a presença de professoras negras nos programas de pós-graduação stricto sensu da UFMG, tendo em vista a necessidade de estudos que mapeiem a presença de mulheres negras em espaços institucionalizados de produção de conhecimento e a atualização do debate acerca...
Principais autores: | Souza, Fernanda Aparecida de, Valentim, Silvani dos Santos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11041 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-11041 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-110412022-10-18T23:23:03Z A participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da UFMG Souza, Fernanda Aparecida de Valentim, Silvani dos Santos Educação - Sociologia da Educação Professoras negras; Produção do conhecimento científico; Pós-graduação stricto sensu; Interseccionalidad Este artigo teve como objetivo analisar a presença de professoras negras nos programas de pós-graduação stricto sensu da UFMG, tendo em vista a necessidade de estudos que mapeiem a presença de mulheres negras em espaços institucionalizados de produção de conhecimento e a atualização do debate acerca da falta de diversidade étnico-racial nas universidades brasileiras. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um mapeamento do corpo docente nos sítios eletrônicos dos programas e, posteriormente, a identificação do pertencimento racial das professoras, segundo a autodeclaração informada no Currículo Lattes. Os dados obtidos evidenciam exclusão e segregação de mulheres negras no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Analisados à luz da interseccionalidade, verifica-se uma complexa dinâmica que estrutura e opera as relações sociais neste contexto de atuação profissional. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) 2020-07-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11041 10.3895/cgt.v13n42.11041 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 13, n. 42 (2020); 45-61 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v13n42 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11041/7389 Direitos autorais 2020 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Souza, Fernanda Aparecida de Valentim, Silvani dos Santos |
spellingShingle |
Souza, Fernanda Aparecida de Valentim, Silvani dos Santos A participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da UFMG |
author_sort |
Souza, Fernanda Aparecida de |
title |
A participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da UFMG |
title_short |
A participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da UFMG |
title_full |
A participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da UFMG |
title_fullStr |
A participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da UFMG |
title_full_unstemmed |
A participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da UFMG |
title_sort |
participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da ufmg |
description |
Este artigo teve como objetivo analisar a presença de professoras negras nos programas de pós-graduação stricto sensu da UFMG, tendo em vista a necessidade de estudos que mapeiem a presença de mulheres negras em espaços institucionalizados de produção de conhecimento e a atualização do debate acerca da falta de diversidade étnico-racial nas universidades brasileiras. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um mapeamento do corpo docente nos sítios eletrônicos dos programas e, posteriormente, a identificação do pertencimento racial das professoras, segundo a autodeclaração informada no Currículo Lattes. Os dados obtidos evidenciam exclusão e segregação de mulheres negras no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Analisados à luz da interseccionalidade, verifica-se uma complexa dinâmica que estrutura e opera as relações sociais neste contexto de atuação profissional. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11041 |
_version_ |
1805451659070930944 |
score |
10,814766 |