Contribuições de atividades prático-experimentais para a formação de professores: reflexões a partir de um projeto de iniciação à docência em biologia
O caráter experimental da educação científica é um traço distintivo das demais áreas. As atividades prático-experimentais são utilizadas em aulas de Ciências para que estudantes da educação básica compreendam aspectos da natureza da Ciência, exercitem o raciocínio lógico e desenvolvam habilidades co...
Autor principal: | Galieta, Tatiana |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11286 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O caráter experimental da educação científica é um traço distintivo das demais áreas. As atividades prático-experimentais são utilizadas em aulas de Ciências para que estudantes da educação básica compreendam aspectos da natureza da Ciência, exercitem o raciocínio lógico e desenvolvam habilidades cognitivas relacionadas aos conhecimentos científicos. Neste trabalho realizamos uma avaliação das contribuições das atividades prático-experimentais elaboradas e executadas por licenciandos em Ciências Biológicas para o processo de ensino-aprendizagem na prática da docência e para a formação inicial dos futuros professores. O cenário investigado foi o de um Subprojeto de Biologia da PIBID-CAPES cujas ações foram desenvolvidas em um colégio estadual do RJ com a participação de dez bolsistas no ano de 2017. As avaliações das atividades foram feitas por meio de três instrumentos: avaliações das atividades (presentes no relatório coletivo anual), reflexões presentes em textos acadêmicos (apresentados em eventos científicos) e questionário estruturado (respondido pelos bolsistas após um ano e meio do encerramento das atividades). Foram elaboradas 15 atividades, sendo a maioria de demonstração e verificação. Concluiu-se que elas, apesar de não terem contemplado ações investigativas, foram essenciais para a reflexão sobre o papel da experimentação no ensino de Ciências e na formação inicial dos futuros professores de Ciências e Biologia. |
---|