Contribuições de atividades prático-experimentais para a formação de professores: reflexões a partir de um projeto de iniciação à docência em biologia

O caráter experimental da educação científica é um traço distintivo das demais áreas. As atividades prático-experimentais são utilizadas em aulas de Ciências para que estudantes da educação básica compreendam aspectos da natureza da Ciência, exercitem o raciocínio lógico e desenvolvam habilidades co...

ver descrição completa

Autor principal: Galieta, Tatiana
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11286
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-11286
recordtype ojs
spelling peri-article-112862022-10-18T23:53:35Z Contribuições de atividades prático-experimentais para a formação de professores: reflexões a partir de um projeto de iniciação à docência em biologia Contributions of practical and experimental activities for teacher education: reflections from a project of initiation to teaching in biology Galieta, Tatiana Educação Atividades prático-experimentais; Formação inicial; Ensino de Ciências e Biologia Pratical-experimental activities; Teacher training; Science and Biology teaching O caráter experimental da educação científica é um traço distintivo das demais áreas. As atividades prático-experimentais são utilizadas em aulas de Ciências para que estudantes da educação básica compreendam aspectos da natureza da Ciência, exercitem o raciocínio lógico e desenvolvam habilidades cognitivas relacionadas aos conhecimentos científicos. Neste trabalho realizamos uma avaliação das contribuições das atividades prático-experimentais elaboradas e executadas por licenciandos em Ciências Biológicas para o processo de ensino-aprendizagem na prática da docência e para a formação inicial dos futuros professores. O cenário investigado foi o de um Subprojeto de Biologia da PIBID-CAPES cujas ações foram desenvolvidas em um colégio estadual do RJ com a participação de dez bolsistas no ano de 2017. As avaliações das atividades foram feitas por meio de três instrumentos: avaliações das atividades (presentes no relatório coletivo anual), reflexões presentes em textos acadêmicos (apresentados em eventos científicos) e questionário estruturado (respondido pelos bolsistas após um ano e meio do encerramento das atividades). Foram elaboradas 15 atividades, sendo a maioria de demonstração e verificação. Concluiu-se que elas, apesar de não terem contemplado ações investigativas, foram essenciais para a reflexão sobre o papel da experimentação no ensino de Ciências e na formação inicial dos futuros professores de Ciências e Biologia. The experimentation in science education is a distinctive feature of other areas. Practical-experimental activities are used in science classes so that students of basic education understand aspects of the nature of science, exercise logical reasoning and develop cognitive skills related to scientific knowledge. In this work we evaluate the contributions of the practical-experimental activities elaborated and executed by graduates in Biological Sciences for the teaching-learning process in the practice of teaching and to the initial formation of the future teachers. The investigated scenario was a program of teaching initiation in a Biology Subproject whose actions were developed in a state college of Rio de Janeiro with the participation of ten fellows in 2017. The evaluations of the activities were made through three instruments: evaluations of activities (present in the annual collective report), reflections present in academic texts (presented at scientific events) and structured questionnaire (answered by the fellows after one and a half years after the end of the activities). Fifteen activities were elaborated, most of them demonstration and verification. It was concluded that, although they did not contemplate investigative actions, they were essential for the reflection on the role of experimentation in science teaching and in the initial formation of future science and biology teachers. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2020-07-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11286 10.3895/actio.v5n2.11286 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 2 (2020); 1-23 ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 2 (2020); 1-23 2525-8923 10.3895/actio.v5n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11286/7583 Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Galieta, Tatiana
spellingShingle Galieta, Tatiana
Contribuições de atividades prático-experimentais para a formação de professores: reflexões a partir de um projeto de iniciação à docência em biologia
author_sort Galieta, Tatiana
title Contribuições de atividades prático-experimentais para a formação de professores: reflexões a partir de um projeto de iniciação à docência em biologia
title_short Contribuições de atividades prático-experimentais para a formação de professores: reflexões a partir de um projeto de iniciação à docência em biologia
title_full Contribuições de atividades prático-experimentais para a formação de professores: reflexões a partir de um projeto de iniciação à docência em biologia
title_fullStr Contribuições de atividades prático-experimentais para a formação de professores: reflexões a partir de um projeto de iniciação à docência em biologia
title_full_unstemmed Contribuições de atividades prático-experimentais para a formação de professores: reflexões a partir de um projeto de iniciação à docência em biologia
title_sort contribuições de atividades prático-experimentais para a formação de professores: reflexões a partir de um projeto de iniciação à docência em biologia
description O caráter experimental da educação científica é um traço distintivo das demais áreas. As atividades prático-experimentais são utilizadas em aulas de Ciências para que estudantes da educação básica compreendam aspectos da natureza da Ciência, exercitem o raciocínio lógico e desenvolvam habilidades cognitivas relacionadas aos conhecimentos científicos. Neste trabalho realizamos uma avaliação das contribuições das atividades prático-experimentais elaboradas e executadas por licenciandos em Ciências Biológicas para o processo de ensino-aprendizagem na prática da docência e para a formação inicial dos futuros professores. O cenário investigado foi o de um Subprojeto de Biologia da PIBID-CAPES cujas ações foram desenvolvidas em um colégio estadual do RJ com a participação de dez bolsistas no ano de 2017. As avaliações das atividades foram feitas por meio de três instrumentos: avaliações das atividades (presentes no relatório coletivo anual), reflexões presentes em textos acadêmicos (apresentados em eventos científicos) e questionário estruturado (respondido pelos bolsistas após um ano e meio do encerramento das atividades). Foram elaboradas 15 atividades, sendo a maioria de demonstração e verificação. Concluiu-se que elas, apesar de não terem contemplado ações investigativas, foram essenciais para a reflexão sobre o papel da experimentação no ensino de Ciências e na formação inicial dos futuros professores de Ciências e Biologia.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11286
_version_ 1805451171754672128
score 10,814766