As universidades sustentáveis e o processo de inclusão de PCD: pessoas com deficiência
Atualmente uma temática que tem merecido muita atenção é a questão da inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade, e para isso o intuito dessa pesquisa é investigar a percepção sobre dos alunos sobre a lei de acessibilidade de 2015, dando um enfoque na questão das barreiras. Como fundamentação...
Principais autores: | Santos, Daniel Ferreira dos, Tortato, Ubiratã, Razzolini Filho, Edelvino, Santos, Aguinaldo Ferreira dos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/11334 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Atualmente uma temática que tem merecido muita atenção é a questão da inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade, e para isso o intuito dessa pesquisa é investigar a percepção sobre dos alunos sobre a lei de acessibilidade de 2015, dando um enfoque na questão das barreiras. Como fundamentação teórica foram abordados o Desenvolvimento Sustentável, ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Universidades Sustentáveis, e por fim, a importância a inclusão de pessoas com deficiência nas universidades. O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior de Curitiba sobre as barreiras de acessibilidade constante na Lei n. 13146/15. Em relação a Metodologia foi adotado a pesquisa com dados primários e secundários, sendo realizada uma coleta de dados por meio de um questionário enviado por e-mail a 1250 alunos da graduação e pós-graduação de uma IES de Curitiba, sendo que se obteve 242 questionários devolvidos respondidos, que representou um retorno de 19,36%. Dentre os principais resultados obtidos na pesquisa identificou-se que apenas 2% percebem a inexistência de barreiras que impedem o acesso a edifícios públicos e privados e que 51,7% dos participantes (concordam ou concordam parcialmente) que o meio de transporte já tem se adaptado as pessoas com algum tipo de deficiência. |
---|