As universidades sustentáveis e o processo de inclusão de PCD: pessoas com deficiência

Atualmente uma temática que tem merecido muita atenção é a questão da inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade, e para isso o intuito dessa pesquisa é investigar a percepção sobre dos alunos sobre a lei de acessibilidade de 2015, dando um enfoque na questão das barreiras. Como fundamentação...

ver descrição completa

Principais autores: Santos, Daniel Ferreira dos, Tortato, Ubiratã, Razzolini Filho, Edelvino, Santos, Aguinaldo Ferreira dos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/11334
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-11334
recordtype ojs
spelling peri-article-113342020-09-02T14:17:26Z As universidades sustentáveis e o processo de inclusão de PCD: pessoas com deficiência Santos, Daniel Ferreira dos Tortato, Ubiratã Razzolini Filho, Edelvino Santos, Aguinaldo Ferreira dos administração Universidades Sustentáveis; Tripé da Sustentabilidade; Inclusão Social; Acessibilidade. Atualmente uma temática que tem merecido muita atenção é a questão da inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade, e para isso o intuito dessa pesquisa é investigar a percepção sobre dos alunos sobre a lei de acessibilidade de 2015, dando um enfoque na questão das barreiras. Como fundamentação teórica foram abordados o Desenvolvimento Sustentável, ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Universidades Sustentáveis, e por fim, a importância a inclusão de pessoas com deficiência nas universidades. O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior de Curitiba sobre as barreiras de acessibilidade constante na Lei n. 13146/15. Em relação a Metodologia foi adotado a pesquisa com dados primários e secundários, sendo realizada uma coleta de dados por meio de um questionário enviado por e-mail a 1250 alunos da graduação e pós-graduação de uma IES de Curitiba, sendo que se obteve 242 questionários devolvidos respondidos, que representou um retorno de 19,36%. Dentre os principais resultados obtidos na pesquisa identificou-se que apenas 2% percebem a inexistência de barreiras que impedem o acesso a edifícios públicos e privados e que 51,7% dos participantes (concordam ou concordam parcialmente) que o meio de transporte já tem se adaptado as pessoas com algum tipo de deficiência. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-08-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/11334 10.3895/rbpd.v9n3.11334 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 9, n. 3 (2020); 494-511 2317-2363 10.3895/rbpd.v9n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/11334/7700 Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Santos, Daniel Ferreira dos
Tortato, Ubiratã
Razzolini Filho, Edelvino
Santos, Aguinaldo Ferreira dos
spellingShingle Santos, Daniel Ferreira dos
Tortato, Ubiratã
Razzolini Filho, Edelvino
Santos, Aguinaldo Ferreira dos
As universidades sustentáveis e o processo de inclusão de PCD: pessoas com deficiência
author_sort Santos, Daniel Ferreira dos
title As universidades sustentáveis e o processo de inclusão de PCD: pessoas com deficiência
title_short As universidades sustentáveis e o processo de inclusão de PCD: pessoas com deficiência
title_full As universidades sustentáveis e o processo de inclusão de PCD: pessoas com deficiência
title_fullStr As universidades sustentáveis e o processo de inclusão de PCD: pessoas com deficiência
title_full_unstemmed As universidades sustentáveis e o processo de inclusão de PCD: pessoas com deficiência
title_sort as universidades sustentáveis e o processo de inclusão de pcd: pessoas com deficiência
description Atualmente uma temática que tem merecido muita atenção é a questão da inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade, e para isso o intuito dessa pesquisa é investigar a percepção sobre dos alunos sobre a lei de acessibilidade de 2015, dando um enfoque na questão das barreiras. Como fundamentação teórica foram abordados o Desenvolvimento Sustentável, ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Universidades Sustentáveis, e por fim, a importância a inclusão de pessoas com deficiência nas universidades. O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior de Curitiba sobre as barreiras de acessibilidade constante na Lei n. 13146/15. Em relação a Metodologia foi adotado a pesquisa com dados primários e secundários, sendo realizada uma coleta de dados por meio de um questionário enviado por e-mail a 1250 alunos da graduação e pós-graduação de uma IES de Curitiba, sendo que se obteve 242 questionários devolvidos respondidos, que representou um retorno de 19,36%. Dentre os principais resultados obtidos na pesquisa identificou-se que apenas 2% percebem a inexistência de barreiras que impedem o acesso a edifícios públicos e privados e que 51,7% dos participantes (concordam ou concordam parcialmente) que o meio de transporte já tem se adaptado as pessoas com algum tipo de deficiência.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/11334
_version_ 1805449843108216832
score 10,814766