As universidades sustentáveis e o processo de inclusão de PCD: pessoas com deficiência
Atualmente uma temática que tem merecido muita atenção é a questão da inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade, e para isso o intuito dessa pesquisa é investigar a percepção sobre dos alunos sobre a lei de acessibilidade de 2015, dando um enfoque na questão das barreiras. Como fundamentação...
Principais autores: | Santos, Daniel Ferreira dos, Tortato, Ubiratã, Razzolini Filho, Edelvino, Santos, Aguinaldo Ferreira dos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/11334 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-11334 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-113342020-09-02T14:17:26Z As universidades sustentáveis e o processo de inclusão de PCD: pessoas com deficiência Santos, Daniel Ferreira dos Tortato, Ubiratã Razzolini Filho, Edelvino Santos, Aguinaldo Ferreira dos administração Universidades Sustentáveis; Tripé da Sustentabilidade; Inclusão Social; Acessibilidade. Atualmente uma temática que tem merecido muita atenção é a questão da inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade, e para isso o intuito dessa pesquisa é investigar a percepção sobre dos alunos sobre a lei de acessibilidade de 2015, dando um enfoque na questão das barreiras. Como fundamentação teórica foram abordados o Desenvolvimento Sustentável, ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Universidades Sustentáveis, e por fim, a importância a inclusão de pessoas com deficiência nas universidades. O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior de Curitiba sobre as barreiras de acessibilidade constante na Lei n. 13146/15. Em relação a Metodologia foi adotado a pesquisa com dados primários e secundários, sendo realizada uma coleta de dados por meio de um questionário enviado por e-mail a 1250 alunos da graduação e pós-graduação de uma IES de Curitiba, sendo que se obteve 242 questionários devolvidos respondidos, que representou um retorno de 19,36%. Dentre os principais resultados obtidos na pesquisa identificou-se que apenas 2% percebem a inexistência de barreiras que impedem o acesso a edifícios públicos e privados e que 51,7% dos participantes (concordam ou concordam parcialmente) que o meio de transporte já tem se adaptado as pessoas com algum tipo de deficiência. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-08-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/11334 10.3895/rbpd.v9n3.11334 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 9, n. 3 (2020); 494-511 2317-2363 10.3895/rbpd.v9n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/11334/7700 Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Santos, Daniel Ferreira dos Tortato, Ubiratã Razzolini Filho, Edelvino Santos, Aguinaldo Ferreira dos |
spellingShingle |
Santos, Daniel Ferreira dos Tortato, Ubiratã Razzolini Filho, Edelvino Santos, Aguinaldo Ferreira dos As universidades sustentáveis e o processo de inclusão de PCD: pessoas com deficiência |
author_sort |
Santos, Daniel Ferreira dos |
title |
As universidades sustentáveis e o processo de inclusão de PCD: pessoas com deficiência |
title_short |
As universidades sustentáveis e o processo de inclusão de PCD: pessoas com deficiência |
title_full |
As universidades sustentáveis e o processo de inclusão de PCD: pessoas com deficiência |
title_fullStr |
As universidades sustentáveis e o processo de inclusão de PCD: pessoas com deficiência |
title_full_unstemmed |
As universidades sustentáveis e o processo de inclusão de PCD: pessoas com deficiência |
title_sort |
as universidades sustentáveis e o processo de inclusão de pcd: pessoas com deficiência |
description |
Atualmente uma temática que tem merecido muita atenção é a questão da inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade, e para isso o intuito dessa pesquisa é investigar a percepção sobre dos alunos sobre a lei de acessibilidade de 2015, dando um enfoque na questão das barreiras. Como fundamentação teórica foram abordados o Desenvolvimento Sustentável, ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Universidades Sustentáveis, e por fim, a importância a inclusão de pessoas com deficiência nas universidades. O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior de Curitiba sobre as barreiras de acessibilidade constante na Lei n. 13146/15. Em relação a Metodologia foi adotado a pesquisa com dados primários e secundários, sendo realizada uma coleta de dados por meio de um questionário enviado por e-mail a 1250 alunos da graduação e pós-graduação de uma IES de Curitiba, sendo que se obteve 242 questionários devolvidos respondidos, que representou um retorno de 19,36%. Dentre os principais resultados obtidos na pesquisa identificou-se que apenas 2% percebem a inexistência de barreiras que impedem o acesso a edifícios públicos e privados e que 51,7% dos participantes (concordam ou concordam parcialmente) que o meio de transporte já tem se adaptado as pessoas com algum tipo de deficiência. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/11334 |
_version_ |
1805449843108216832 |
score |
10,814766 |