Análise da presença feminina no curso de licenciatura em Física da UFT

Estudos recentes mostram que a presença feminina ainda é bastante reduzida nas carreiras científicas. As mulheres continuam segregadas em cursos feminizados, e as poucas que optam pelas ciências exatas, como a Física, encontram inúmeras barreiras para permanecer e avançar na carreira científica. Est...

ver descrição completa

Principais autores: de Carvalho, Sheyse Martins, da Silva, Cláudia Adriana, Rodrigues, Jannyny Oliveira Fogaça
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11444
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-11444
recordtype ojs
spelling peri-article-114442022-10-18T23:23:03Z Análise da presença feminina no curso de licenciatura em Física da UFT de Carvalho, Sheyse Martins da Silva, Cláudia Adriana Rodrigues, Jannyny Oliveira Fogaça FÍSICA educação; ensino superior;mulheres na física Estudos recentes mostram que a presença feminina ainda é bastante reduzida nas carreiras científicas. As mulheres continuam segregadas em cursos feminizados, e as poucas que optam pelas ciências exatas, como a Física, encontram inúmeras barreiras para permanecer e avançar na carreira científica. Este trabalho tem como objetivo dar início a um estudo voltado para a participação feminina no curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e assim contribuir para o debate de questões de gênero dentro do meio acadêmico, principalmente na busca de políticas públicas que favoreçam a permanência das mulheres nessa área. Através de dados fornecidos pela secretaria acadêmica, foi realizada uma análise quantitativa acerca da trajetória das mulheres dentro do curso. Os resultados obtidos apontaram um curso com predominância masculina, mas com a participação de mulheres que tendem a desistir menos que os homens e resistir mais.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-07-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11444 10.3895/cgt.v13n42.11444 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 13, n. 42 (2020); 126-135 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v13n42 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11444/7445 Direitos autorais 2020 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author de Carvalho, Sheyse Martins
da Silva, Cláudia Adriana
Rodrigues, Jannyny Oliveira Fogaça
spellingShingle de Carvalho, Sheyse Martins
da Silva, Cláudia Adriana
Rodrigues, Jannyny Oliveira Fogaça
Análise da presença feminina no curso de licenciatura em Física da UFT
author_sort de Carvalho, Sheyse Martins
title Análise da presença feminina no curso de licenciatura em Física da UFT
title_short Análise da presença feminina no curso de licenciatura em Física da UFT
title_full Análise da presença feminina no curso de licenciatura em Física da UFT
title_fullStr Análise da presença feminina no curso de licenciatura em Física da UFT
title_full_unstemmed Análise da presença feminina no curso de licenciatura em Física da UFT
title_sort análise da presença feminina no curso de licenciatura em física da uft
description Estudos recentes mostram que a presença feminina ainda é bastante reduzida nas carreiras científicas. As mulheres continuam segregadas em cursos feminizados, e as poucas que optam pelas ciências exatas, como a Física, encontram inúmeras barreiras para permanecer e avançar na carreira científica. Este trabalho tem como objetivo dar início a um estudo voltado para a participação feminina no curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e assim contribuir para o debate de questões de gênero dentro do meio acadêmico, principalmente na busca de políticas públicas que favoreçam a permanência das mulheres nessa área. Através de dados fornecidos pela secretaria acadêmica, foi realizada uma análise quantitativa acerca da trajetória das mulheres dentro do curso. Os resultados obtidos apontaram um curso com predominância masculina, mas com a participação de mulheres que tendem a desistir menos que os homens e resistir mais. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11444
_version_ 1805451761422434304
score 10,814766