Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel

Neste trabalho, descreve-se atividades desenvolvidas no âmbito de um projeto de extensão destinado à divulgação científica em Astronomia. Analisa-se também os resultados de uma pesquisa que discute o contato e o conhecimento prévio em Astronomia de 154 alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamen...

ver descrição completa

Principais autores: Melo, João Paulo da Silva, Oliveira, Samuel William de Paulo, Gomes, Alessandro Damásio Trani, Coelho, Fernando Otávio
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11600
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Neste trabalho, descreve-se atividades desenvolvidas no âmbito de um projeto de extensão destinado à divulgação científica em Astronomia. Analisa-se também os resultados de uma pesquisa que discute o contato e o conhecimento prévio em Astronomia de 154 alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental de escolas da rede pública de cidades da região do Campo das Vertentes de Minas Gerais, e busca identificar manifestações espontâneas de aprendizagem decorrentes das sessões de cúpula realizadas com um planetário móvel. Os participantes responderam a questionários antes e um dia após a sessão de cúpula. Os resultados sugerem que a atividade extensionista realizada foi bem-sucedida, tendo um índice de aprovação superior a 98% e com mais de 93% dos participantes conseguindo mencionar, corretamente, algo que avaliaram ter aprendido com a atividade desenvolvida. Com base nos resultados obtidos, são discutidas as implicações educacionais e propostas novas possibilidades de pesquisa na área.