Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel

Neste trabalho, descreve-se atividades desenvolvidas no âmbito de um projeto de extensão destinado à divulgação científica em Astronomia. Analisa-se também os resultados de uma pesquisa que discute o contato e o conhecimento prévio em Astronomia de 154 alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamen...

ver descrição completa

Principais autores: Melo, João Paulo da Silva, Oliveira, Samuel William de Paulo, Gomes, Alessandro Damásio Trani, Coelho, Fernando Otávio
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11600
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-11600
recordtype ojs
spelling peri-article-116002022-10-18T23:53:34Z Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel Astronomy´s popularization in the elementary school with a mobile planetarium Melo, João Paulo da Silva Oliveira, Samuel William de Paulo Gomes, Alessandro Damásio Trani Coelho, Fernando Otávio Educação e Ensino-Aprendizagem Planetário; Extensão universitária; Educação não formal. Planetarium; University extension; Non-formal education Neste trabalho, descreve-se atividades desenvolvidas no âmbito de um projeto de extensão destinado à divulgação científica em Astronomia. Analisa-se também os resultados de uma pesquisa que discute o contato e o conhecimento prévio em Astronomia de 154 alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental de escolas da rede pública de cidades da região do Campo das Vertentes de Minas Gerais, e busca identificar manifestações espontâneas de aprendizagem decorrentes das sessões de cúpula realizadas com um planetário móvel. Os participantes responderam a questionários antes e um dia após a sessão de cúpula. Os resultados sugerem que a atividade extensionista realizada foi bem-sucedida, tendo um índice de aprovação superior a 98% e com mais de 93% dos participantes conseguindo mencionar, corretamente, algo que avaliaram ter aprendido com a atividade desenvolvida. Com base nos resultados obtidos, são discutidas as implicações educacionais e propostas novas possibilidades de pesquisa na área. This paper presents the results of a research whose objective is to analyze and discuss the previous contact and the knowledge about Astronomy of students from schools in Minas Gerais and to evaluate the learning outcomes from dome sessions with a mobile planetarium. The activities described here were developed as part of an extension project. This project aims to disseminate scientific content in astronomy. Two questionnaires were applied before and after the dome session. The results suggest that the extension activity performed was successful, with an accepting rate of over 98% and with more than 93% of participants correctly writing something they learned from it. Based on the results, we discuss the educational implications and propose new research possibilities in the area. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2020-11-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Pesquisa qualitativa application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11600 10.3895/actio.v5n3.11600 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 3 (2020); 1-21 ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 3 (2020); 1-21 2525-8923 10.3895/actio.v5n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11600/8006 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/11600/1573 Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Melo, João Paulo da Silva
Oliveira, Samuel William de Paulo
Gomes, Alessandro Damásio Trani
Coelho, Fernando Otávio
spellingShingle Melo, João Paulo da Silva
Oliveira, Samuel William de Paulo
Gomes, Alessandro Damásio Trani
Coelho, Fernando Otávio
Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel
author_sort Melo, João Paulo da Silva
title Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel
title_short Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel
title_full Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel
title_fullStr Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel
title_full_unstemmed Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel
title_sort divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel
description Neste trabalho, descreve-se atividades desenvolvidas no âmbito de um projeto de extensão destinado à divulgação científica em Astronomia. Analisa-se também os resultados de uma pesquisa que discute o contato e o conhecimento prévio em Astronomia de 154 alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental de escolas da rede pública de cidades da região do Campo das Vertentes de Minas Gerais, e busca identificar manifestações espontâneas de aprendizagem decorrentes das sessões de cúpula realizadas com um planetário móvel. Os participantes responderam a questionários antes e um dia após a sessão de cúpula. Os resultados sugerem que a atividade extensionista realizada foi bem-sucedida, tendo um índice de aprovação superior a 98% e com mais de 93% dos participantes conseguindo mencionar, corretamente, algo que avaliaram ter aprendido com a atividade desenvolvida. Com base nos resultados obtidos, são discutidas as implicações educacionais e propostas novas possibilidades de pesquisa na área.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11600
_version_ 1805451031190962176
score 10,814766