Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)

O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama da produção acadêmica sobre análise de dissertações e acompanhamento de egressos de Mestrados profissionais em Ensino de Ciências e Matemática em nível nacional entre 2001 e 2019. Para tal, foi realizado um levantamento nas bases de dados Sc...

ver descrição completa

Principais autores: Magalhães, Letícia Ribeiro, Silva, Márcia Gorette Lima da, Mazzé, Fernanda Marur
Formato: Artigo
Idioma: Espanhol
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11654
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-11654
recordtype ojs
spelling peri-article-116542022-10-18T23:53:36Z Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019) Overview of analysis of the dissertations and monitoring of master’s in science and mathematics teaching (2001-2019) Magalhães, Letícia Ribeiro Silva, Márcia Gorette Lima da Mazzé, Fernanda Marur Tópicos Específicos de Educação Análise de dissertações; Mestrado profissional; Acompanhamento de egressos; Trajetória acadêmica; Ensino de Ciências e Matemática Dissertation analysis; Professional Master degree; Monitoring of graduates; Analysis of educational products; Science and Mathematics Teaching O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama da produção acadêmica sobre análise de dissertações e acompanhamento de egressos de Mestrados profissionais em Ensino de Ciências e Matemática em nível nacional entre 2001 e 2019. Para tal, foi realizado um levantamento nas bases de dados SciELO, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e nas Atas das últimas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) utilizando termos de busca como “Mestrado Profissional”, “ensino de ciências e matemática” e “egresso”. O corpus de análise se constituiu de 22 trabalhos científicos, selecionados entre: 109 trabalhos na base SciELO (apenas dois foram selecionados); 34 dissertações e teses encontradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (apenas seis abordavam o objeto de estudo) e 21 trabalhos pesquisados nas Atas das edições do III ao XII ENPEC (foram selecionados 14 artigos). De modo geral, estes trabalhos abordavam a descrição dos produtos educacionais e das dissertações, por vezes utilizando os descritores do Centro de Documentação de Gestão em Educação (CEDOC), a localização dos egressos, a prática pedagógica dos egressos e o impacto da formação pós-graduada em sua atuação profissional. Levando em consideração a quantidade de trabalhos relevantes encontrados e os enfoques temáticos e metodológicos utilizados em sua construção, tal análise nos aponta para um campo de pesquisa ainda incipiente. The current study aims to bring forward an overview of academic production related to dissertation analysis and the monitoring of graduates from Professional master’s degree in science and Mathematics Teaching at a national level between 2001 and 2019. To accomplish this goal, a data survey was conducted at the databases SciELO, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) and in the Minutes of the last ten editions of Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC), using keywords such as “master's professional", "science and mathematics teaching" and "postgraduate". The analysis corpus consisted of 22 scientific papers, selected from: 109 papers on the SciELO (only two were selected); 34 dissertations and theses found in the Digital Library of Theses and Dissertations (only six addressed the object of study) and 21 works researched in the Proceedings of editions III to XII ENPEC (14 articles were selected). In summary, these papers addressed to the describe educational products and dissertations, sometimes using the descriptors of Centro de Documentação de Gestão em Educação (CEDOC), the location of the postgraduates, the pedagogical practice of them and the impact of postgraduate training in their professional performance. Considering the number of relevant papers found, as well as, the thematic and methodological approaches used in their construction, such an analysis points us to a still incipient research field, having a lack of papers with a higher level of complexity. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq e UFRN 2020-07-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Pesquisa bibliográfica application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11654 10.3895/actio.v5n2.11654 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 2 (2020); 1-21 ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 2 (2020); 1-21 2525-8923 10.3895/actio.v5n2 spa http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11654/7616 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/11654/1585 Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Espanhol
format Artigo
author Magalhães, Letícia Ribeiro
Silva, Márcia Gorette Lima da
Mazzé, Fernanda Marur
spellingShingle Magalhães, Letícia Ribeiro
Silva, Márcia Gorette Lima da
Mazzé, Fernanda Marur
Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)
author_sort Magalhães, Letícia Ribeiro
title Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)
title_short Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)
title_full Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)
title_fullStr Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)
title_full_unstemmed Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)
title_sort panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)
description O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama da produção acadêmica sobre análise de dissertações e acompanhamento de egressos de Mestrados profissionais em Ensino de Ciências e Matemática em nível nacional entre 2001 e 2019. Para tal, foi realizado um levantamento nas bases de dados SciELO, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e nas Atas das últimas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) utilizando termos de busca como “Mestrado Profissional”, “ensino de ciências e matemática” e “egresso”. O corpus de análise se constituiu de 22 trabalhos científicos, selecionados entre: 109 trabalhos na base SciELO (apenas dois foram selecionados); 34 dissertações e teses encontradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (apenas seis abordavam o objeto de estudo) e 21 trabalhos pesquisados nas Atas das edições do III ao XII ENPEC (foram selecionados 14 artigos). De modo geral, estes trabalhos abordavam a descrição dos produtos educacionais e das dissertações, por vezes utilizando os descritores do Centro de Documentação de Gestão em Educação (CEDOC), a localização dos egressos, a prática pedagógica dos egressos e o impacto da formação pós-graduada em sua atuação profissional. Levando em consideração a quantidade de trabalhos relevantes encontrados e os enfoques temáticos e metodológicos utilizados em sua construção, tal análise nos aponta para um campo de pesquisa ainda incipiente.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11654
_version_ 1805450900484915200
score 10,814766