Percepção da educação ambiental sustentável de universitários da região amazônica quanto à gestão dos resíduos sólidos
Este estudo tem por objetivo analisar a percepção de universitários da Região Amazônica acerca da gestão de resíduos sólidos assim como suas ações, fazendo uma leitura quanto à educação ambiental sustentável. A educação ambiental sustentável busca incluir questões-chave sobre o desenvolvimento suste...
Principais autores: | Urgal, Maria Aparecida Lopes, Souza, Aline Ramalho Dias de, Garcia, Solange Mendes, Moreira, Marcos Vinícius, Moraes, Carlos Alberto Mendes, Gomes, Luciana Paulo, Modolo, Regina Célia Espinosa, Miranda, Luis Alcides Schiavo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11706 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este estudo tem por objetivo analisar a percepção de universitários da Região Amazônica acerca da gestão de resíduos sólidos assim como suas ações, fazendo uma leitura quanto à educação ambiental sustentável. A educação ambiental sustentável busca incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável, bem como fazer que cada pessoa reflita e possa assumir o papel de membro principal do processo de ensino aprendizagem. Através de pesquisa descritiva e quantitativa, subdividida entre revisão de literatura e coleta de dados primários, realizada durante workshop que abordou a responsabilidade quanto à gestão dos resíduos sólidos. Os resultados revelaram que 72% dos universitários considera acima da média seu nível de conhecimento quanto a educação ambiental. Concluiu-se ao final do estudo que suas ações estão relacionadas à educação ambiental sustentável, contudo, aquelas consideradas não sustentáveis se justificam pela falta de ambiente que propicie torná-las mais sustentáveis. |
---|