Análise de conteúdo do percurso formativo continuado docente mediante as propostas da sequência Fedathi e do professor reflexivo
A formação continuada é imprescindível na ação docente, como, por exemplo, na atualização de conhecimentos, no aperfeiçoamento de metodologias e na reflexão sobre a prática, destacando-se a reflexão sobre a própria prática e desenvolvendo mudanças por meio do pensamento crítico de si mesmo e da ação...
Principais autores: | Mendonça, Adriana Ferreira, Oliveira, Silvia Sales de, Borges Neto, Hermínio |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11725 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
A formação continuada é imprescindível na ação docente, como, por exemplo, na atualização de conhecimentos, no aperfeiçoamento de metodologias e na reflexão sobre a prática, destacando-se a reflexão sobre a própria prática e desenvolvendo mudanças por meio do pensamento crítico de si mesmo e da ação cotidiana, para a solução de problemas com que se depara e o redirecionamento da sua prática. A Sequência Fedathi (SF), desenvolvida para fortalecer a ação docente, sustenta a ideia de um profissional que seja investigador de seu ambiente de trabalho, de sua sala de aula, de sua ação pedagógica e do conhecimento de seus alunos. Este texto é resultado do Projeto Fedathi - proposta de ensino para formação de professores do Ensino Médio, realizado em novembro-dezembro de 2018, por pesquisadores do Laboratório de Pesquisas – denominado Multimeios – da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo deste artigo foi analisar o conteúdo das falas de 46 professores de Matemática da rede pública de ensino em formação continuada mediante as ópticas do professor reflexivo e da postura fedathiana. Foi utilizada como metodologia a pesquisa centrada na Análise de Conteúdo por meio da definição de categorias a posteriori que permitiram a identificação de elementos significativos no entendimento dos professores sobre o estabelecimento da proximidade ou do distanciamento da prática e de teorias que poderiam subsidiar o trabalho destes professores. Teve-se como resultado o fato de que as principais categorias recorrentes no conteúdo do discurso dos professores foram: Maturação, Pedagogia “mão no bolso”, Mediação, Planejamento, Tempo didático e Reflexão sobre a prática. Os docentes tomaram algumas categorias como possibilidades de inovações em sua prática, pontuando os desafios da implementação em decorrência da inflexibilidade de tempo, o cumprimento de currículos e de rotinas tradicionais ainda bem atuantes no ambiente escolar. Conclui-se que o exercício da Reflexão docente, numa atitude reflexiva e fedathiana, se constitui em elaboração significativa e, também, relevante na prática docente. |
---|