Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS

Esta pesquisa está inserida no campo da Educação Profissional e Tecnológica na interface com Educação em Ciências e estudos sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade. Trata-se de um estudo de caso de perspectiva etnográfica, em que buscou-se caracterizar um conjunto de aulas de Biologia, em uma escola da R...

ver descrição completa

Principais autores: Lorenzeto, Vilza Cristina, Moreira, Adelson Fernandes, Pedrosa, José Geraldo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12038
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Esta pesquisa está inserida no campo da Educação Profissional e Tecnológica na interface com Educação em Ciências e estudos sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade. Trata-se de um estudo de caso de perspectiva etnográfica, em que buscou-se caracterizar um conjunto de aulas de Biologia, em uma escola da Rede Federal, orientado pelas seguintes questões: o ensino de Biologia ocorre de modo a promover ou dificultar a integração entre formação geral e profissional? Ciência, tecnologia e sociedade se fazem presentes na prática educativa investigada? A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade se vincula com a caracterização dessa prática do ponto de vista da integração? Na perspectiva do professor e dos alunos entrevistados, a integração não acontece na prática educativa investigada, e a ciência, a tecnologia e a sociedade se fazem presentes, mas de forma contingente e não inter-relacionadas explicitamente, para que os conhecimentos básicos e específicos façam parte do currículo de forma articulada e integrada.  Concluiu-se que a integração entre formação geral e profissional poderia ter sido potencializada pela presença efetiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade.