A internacionalização e o programa Idiomas sem Fronteiras nas universidades estaduais: desafios e transformações
O processo de internacionalização do Ensino Superior tem sido pauta nas discussões nas agências internacionais, exercendo grande influência nas políticas educacionais nos países, principalmente, em desenvolvimento. Nesse viés, o Ministério da Educação lança o Programa Idiomas sem Fronteiras que, jun...
Principais autores: | Paiva, Marluce Fagotti de, Alves, Rosângela Aparecida |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12180 |
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peri-article-121802022-10-20T20:06:41Z A internacionalização e o programa Idiomas sem Fronteiras nas universidades estaduais: desafios e transformações Paiva, Marluce Fagotti de Alves, Rosângela Aparecida Política Educacional Idiomas sem Fronteiras; Universidades Estaduais; Internacionalização O processo de internacionalização do Ensino Superior tem sido pauta nas discussões nas agências internacionais, exercendo grande influência nas políticas educacionais nos países, principalmente, em desenvolvimento. Nesse viés, o Ministério da Educação lança o Programa Idiomas sem Fronteiras que, juntamente com a adesão das Instituições de Ensino Superior (IES), promovem ações para incrementar a internacionalização das IES no Brasil, colocando-o na lista dos países alinhados com as políticas educacionais propostas por tais agências. Este trabalho tem por objetivo apresentar os desafios e as transformações ocorridas desde a implementação até o término do programa em duas IES públicas estaduais do Paraná, as Universidades Estaduais de Londrina e de Maringá. Para tanto, as análises são baseadas no aporte teórico do ciclo de políticas de Ball (2017) e no processo de implementações dessas políticas proposto por Adams (2014) e Hudzik (2011). Os dados apresentados neste trabalho são de cunho documental. Os resultados sugerem que o processo de internacionalização proposto pelo programa não só fomentou uma nova cultura nas universidades por meio da apropriação de novos conhecimentos, mas também promoveu a conscientização do papel das línguas estrangeiras no processo da internacionalização. Este ganho se estende à pesquisa acadêmica, que obteve novo redimensionamento no alcance das universidades globalmente. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES Universidades Estadual de Londrina Universidade Estadual de Maringá 2020-12-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12180 10.3895/rtr.v5n0.12180 Revista Transmutare; v. 5 (2020): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v5n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12180/8083 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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O processo de internacionalização do Ensino Superior tem sido pauta nas discussões nas agências internacionais, exercendo grande influência nas políticas educacionais nos países, principalmente, em desenvolvimento. Nesse viés, o Ministério da Educação lança o Programa Idiomas sem Fronteiras que, juntamente com a adesão das Instituições de Ensino Superior (IES), promovem ações para incrementar a internacionalização das IES no Brasil, colocando-o na lista dos países alinhados com as políticas educacionais propostas por tais agências. Este trabalho tem por objetivo apresentar os desafios e as transformações ocorridas desde a implementação até o término do programa em duas IES públicas estaduais do Paraná, as Universidades Estaduais de Londrina e de Maringá. Para tanto, as análises são baseadas no aporte teórico do ciclo de políticas de Ball (2017) e no processo de implementações dessas políticas proposto por Adams (2014) e Hudzik (2011). Os dados apresentados neste trabalho são de cunho documental. Os resultados sugerem que o processo de internacionalização proposto pelo programa não só fomentou uma nova cultura nas universidades por meio da apropriação de novos conhecimentos, mas também promoveu a conscientização do papel das línguas estrangeiras no processo da internacionalização. Este ganho se estende à pesquisa acadêmica, que obteve novo redimensionamento no alcance das universidades globalmente. |
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