A importância do ensino/aprendizagem de língua inglesa e a representação identitária de Brasil e do brasileiro: investigando discursos através da Análise de Discurso Francesa (AD)

Este artigo se propõe a analisar os discursos de alunos e alunas de língua inglesa em relação à importância por eles e elas atribuída ao processo de ensino/aprendizagem dessa língua estrangeira no contexto de uma escola pública em uma comunidade rural no extremo sul do Rio Grande do Sul – Brasil. A...

ver descrição completa

Principais autores: Santos, Livia Ayter, Machado, Rosely Diniz da Silva
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12213
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este artigo se propõe a analisar os discursos de alunos e alunas de língua inglesa em relação à importância por eles e elas atribuída ao processo de ensino/aprendizagem dessa língua estrangeira no contexto de uma escola pública em uma comunidade rural no extremo sul do Rio Grande do Sul – Brasil. A pesquisa está baseada nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa (AD), conforme Pêcheux (1988, 2012) e Orlandi (1996, 2007, 2013). Além disso, também intenciona-se compreender de que forma as representações de Brasil/brasileiro presentes nesses discursos influenciam na constituição identitária dos sujeitos da pesquisa, para tanto, mobilizamos algumas considerações de Rajagopalan (2003), Hall (2004), Moita Lopes (1996). Os resultados deste estudo apontam que os aprendizes reforçam em seus dizeres uma imagem de Brasil/brasileiro como um país caracterizado por suas belezas naturais e um cidadão, apesar de “guerreiro”, sempre à espera de uma solução estrangeira para seus problemas. Nesta perspectiva, os discursos colocam em xeque a capacidade da escola pública em contribuir positivamente para a formação de cidadãos e cidadãs.