O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão
Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma prática desenvolvida durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2018-2020, para uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a partir da...
Principais autores: | Batista, Jeize de Fátima, Gonçalves, Ana Cecília Teixeira, Zydek, Maiara Taís, Aires, Jéssica Wastowski |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12648 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma prática desenvolvida durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2018-2020, para uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a partir da abordagem do gênero História em Quadrinhos em sala de aula, buscou-se promover o contato dos alunos com essa espécie de texto, e, a partir disso, abordar temas sociais que permitissem o desenvolvimento da consciência crítica e a formação de um cidadão reflexivo e participativo. A metodologia baseou-se nos gêneros textuais, os quais são entendidos como importantes instrumentos de desenvolvimento das capacidades discursivas, além disso, na ludicidade e nas dinâmicas, que possibilitam a participação contínua dos alunos nas aulas, como também uma aprendizagem mais significativa. A partir da prática realizada, em especial por meio da análise das produções textuais dos alunos participantes, observou-se que houve aprendizagem no que diz respeito à caracterização sociodiscursiva do gênero. Ademais, aspectos como o uso de balões, onomatopeias, sequenciação, sinais de pontuação, articulação entre linguagem verbal e imagem foram utilizados nos textos. Com relação às temáticas, foi possível notar, nas histórias produzidas, assuntos que, possivelmente, fazem parte da realidade dos estudantes. |
---|