O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão
Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma prática desenvolvida durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2018-2020, para uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a partir da...
Principais autores: | Batista, Jeize de Fátima, Gonçalves, Ana Cecília Teixeira, Zydek, Maiara Taís, Aires, Jéssica Wastowski |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12648 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-12648 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-126482022-12-22T19:13:32Z O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão Batista, Jeize de Fátima Gonçalves, Ana Cecília Teixeira Zydek, Maiara Taís Aires, Jéssica Wastowski Letras: Língua Portuguesa PIBID;Ensino de Língua Portuguesa; História em quadrinhos Conscientização. Cidadania. Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma prática desenvolvida durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2018-2020, para uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a partir da abordagem do gênero História em Quadrinhos em sala de aula, buscou-se promover o contato dos alunos com essa espécie de texto, e, a partir disso, abordar temas sociais que permitissem o desenvolvimento da consciência crítica e a formação de um cidadão reflexivo e participativo. A metodologia baseou-se nos gêneros textuais, os quais são entendidos como importantes instrumentos de desenvolvimento das capacidades discursivas, além disso, na ludicidade e nas dinâmicas, que possibilitam a participação contínua dos alunos nas aulas, como também uma aprendizagem mais significativa. A partir da prática realizada, em especial por meio da análise das produções textuais dos alunos participantes, observou-se que houve aprendizagem no que diz respeito à caracterização sociodiscursiva do gênero. Ademais, aspectos como o uso de balões, onomatopeias, sequenciação, sinais de pontuação, articulação entre linguagem verbal e imagem foram utilizados nos textos. Com relação às temáticas, foi possível notar, nas histórias produzidas, assuntos que, possivelmente, fazem parte da realidade dos estudantes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-01-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12648 10.3895/rl.v23n43.12648 Revista de Letras; v. 23, n. 43 (2021) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v23n43 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12648/8738 http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/downloadSuppFile/12648/2420 Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Batista, Jeize de Fátima Gonçalves, Ana Cecília Teixeira Zydek, Maiara Taís Aires, Jéssica Wastowski |
spellingShingle |
Batista, Jeize de Fátima Gonçalves, Ana Cecília Teixeira Zydek, Maiara Taís Aires, Jéssica Wastowski O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão |
author_sort |
Batista, Jeize de Fátima |
title |
O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão |
title_short |
O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão |
title_full |
O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão |
title_fullStr |
O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão |
title_full_unstemmed |
O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão |
title_sort |
o gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma prática desenvolvida durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2018-2020, para uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a partir da abordagem do gênero História em Quadrinhos em sala de aula, buscou-se promover o contato dos alunos com essa espécie de texto, e, a partir disso, abordar temas sociais que permitissem o desenvolvimento da consciência crítica e a formação de um cidadão reflexivo e participativo. A metodologia baseou-se nos gêneros textuais, os quais são entendidos como importantes instrumentos de desenvolvimento das capacidades discursivas, além disso, na ludicidade e nas dinâmicas, que possibilitam a participação contínua dos alunos nas aulas, como também uma aprendizagem mais significativa. A partir da prática realizada, em especial por meio da análise das produções textuais dos alunos participantes, observou-se que houve aprendizagem no que diz respeito à caracterização sociodiscursiva do gênero. Ademais, aspectos como o uso de balões, onomatopeias, sequenciação, sinais de pontuação, articulação entre linguagem verbal e imagem foram utilizados nos textos. Com relação às temáticas, foi possível notar, nas histórias produzidas, assuntos que, possivelmente, fazem parte da realidade dos estudantes. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2022 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12648 |
_version_ |
1805449466245808128 |
score |
10,814766 |