O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão

Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma prática desenvolvida durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2018-2020, para uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a partir da...

ver descrição completa

Principais autores: Batista, Jeize de Fátima, Gonçalves, Ana Cecília Teixeira, Zydek, Maiara Taís, Aires, Jéssica Wastowski
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12648
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-12648
recordtype ojs
spelling peri-article-126482022-12-22T19:13:32Z O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão Batista, Jeize de Fátima Gonçalves, Ana Cecília Teixeira Zydek, Maiara Taís Aires, Jéssica Wastowski Letras: Língua Portuguesa PIBID;Ensino de Língua Portuguesa; História em quadrinhos Conscientização. Cidadania. Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma prática desenvolvida durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2018-2020, para uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a partir da abordagem do gênero História em Quadrinhos em sala de aula, buscou-se promover o contato dos alunos com essa espécie de texto, e, a partir disso, abordar temas sociais que permitissem o desenvolvimento da consciência crítica e a formação de um cidadão reflexivo e participativo. A metodologia baseou-se nos gêneros textuais, os quais são entendidos como importantes instrumentos de desenvolvimento das capacidades discursivas, além disso, na ludicidade e nas dinâmicas, que possibilitam a participação contínua dos alunos nas aulas, como também uma aprendizagem mais significativa. A partir da prática realizada, em especial por meio da análise das produções textuais dos alunos participantes, observou-se que houve aprendizagem no que diz respeito à caracterização sociodiscursiva do gênero. Ademais, aspectos como o uso de balões, onomatopeias, sequenciação, sinais de pontuação, articulação entre linguagem verbal e imagem foram utilizados nos textos. Com relação às temáticas, foi possível notar, nas histórias produzidas, assuntos que, possivelmente, fazem parte da realidade dos estudantes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-01-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12648 10.3895/rl.v23n43.12648 Revista de Letras; v. 23, n. 43 (2021) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v23n43 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12648/8738 http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/downloadSuppFile/12648/2420 Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Batista, Jeize de Fátima
Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
Zydek, Maiara Taís
Aires, Jéssica Wastowski
spellingShingle Batista, Jeize de Fátima
Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
Zydek, Maiara Taís
Aires, Jéssica Wastowski
O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão
author_sort Batista, Jeize de Fátima
title O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão
title_short O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão
title_full O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão
title_fullStr O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão
title_full_unstemmed O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão
title_sort o gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão
description Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma prática desenvolvida durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2018-2020, para uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a partir da abordagem do gênero História em Quadrinhos em sala de aula, buscou-se promover o contato dos alunos com essa espécie de texto, e, a partir disso, abordar temas sociais que permitissem o desenvolvimento da consciência crítica e a formação de um cidadão reflexivo e participativo. A metodologia baseou-se nos gêneros textuais, os quais são entendidos como importantes instrumentos de desenvolvimento das capacidades discursivas, além disso, na ludicidade e nas dinâmicas, que possibilitam a participação contínua dos alunos nas aulas, como também uma aprendizagem mais significativa. A partir da prática realizada, em especial por meio da análise das produções textuais dos alunos participantes, observou-se que houve aprendizagem no que diz respeito à caracterização sociodiscursiva do gênero. Ademais, aspectos como o uso de balões, onomatopeias, sequenciação, sinais de pontuação, articulação entre linguagem verbal e imagem foram utilizados nos textos. Com relação às temáticas, foi possível notar, nas histórias produzidas, assuntos que, possivelmente, fazem parte da realidade dos estudantes.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2022
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12648
_version_ 1805449466245808128
score 10,814766