Mulheres na ciência: uma análise sobre as pesquisas e pesquisadoras do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural

O estudo analisa a participação de mulheres como discentes, docentes e tema de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Viçosa (PPGER-UFV), entre os anos de 1968 e 2018. Utiliza-se como metodologia a revisão bibliográfica e pesquisa documental do acervo disp...

ver descrição completa

Principais autores: Peluzio, Érica Arruda, Bernini da Silva, Parley Lopes, Doula, Sheila Maria
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/12729
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-12729
recordtype ojs
spelling peri-article-127292022-10-18T23:22:54Z Mulheres na ciência: uma análise sobre as pesquisas e pesquisadoras do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Peluzio, Érica Arruda Bernini da Silva, Parley Lopes Doula, Sheila Maria Área 5.00.00.00-4 Ciências Agrárias e sub-área 5.01.06.00-7 Extensão Rural Pós-graduação. Mulher. Extensão Rural. O estudo analisa a participação de mulheres como discentes, docentes e tema de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Viçosa (PPGER-UFV), entre os anos de 1968 e 2018. Utiliza-se como metodologia a revisão bibliográfica e pesquisa documental do acervo disponibilizado na secretaria do programa Foram analisados títulos, palavras-chave, resumos, orientador(a)s e autor(a)s das teses e dissertações defendidas no período. Os resultados apontam maior participação das mulheres como discentes e docentes, corroborando tendências nacionais. Como tema, observou-se a atribuição de novos papéis sociais à mulher rural, atualmente interpretada como agente do desenvolvimento rural sustentável.   Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) -Cod 001 2022-07-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/12729 10.3895/cgt.v15n45.12729 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 15, n. 45 (2022); 64-81 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v15n45 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/12729/8960 Direitos autorais 2022 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Peluzio, Érica Arruda
Bernini da Silva, Parley Lopes
Doula, Sheila Maria
spellingShingle Peluzio, Érica Arruda
Bernini da Silva, Parley Lopes
Doula, Sheila Maria
Mulheres na ciência: uma análise sobre as pesquisas e pesquisadoras do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural
author_sort Peluzio, Érica Arruda
title Mulheres na ciência: uma análise sobre as pesquisas e pesquisadoras do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural
title_short Mulheres na ciência: uma análise sobre as pesquisas e pesquisadoras do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural
title_full Mulheres na ciência: uma análise sobre as pesquisas e pesquisadoras do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural
title_fullStr Mulheres na ciência: uma análise sobre as pesquisas e pesquisadoras do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural
title_full_unstemmed Mulheres na ciência: uma análise sobre as pesquisas e pesquisadoras do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural
title_sort mulheres na ciência: uma análise sobre as pesquisas e pesquisadoras do programa de pós-graduação em extensão rural
description O estudo analisa a participação de mulheres como discentes, docentes e tema de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Viçosa (PPGER-UFV), entre os anos de 1968 e 2018. Utiliza-se como metodologia a revisão bibliográfica e pesquisa documental do acervo disponibilizado na secretaria do programa Foram analisados títulos, palavras-chave, resumos, orientador(a)s e autor(a)s das teses e dissertações defendidas no período. Os resultados apontam maior participação das mulheres como discentes e docentes, corroborando tendências nacionais. Como tema, observou-se a atribuição de novos papéis sociais à mulher rural, atualmente interpretada como agente do desenvolvimento rural sustentável.  
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2022
url http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/12729
_version_ 1805451729685184512
score 10,814766