Aplicação do modelo SeTA para o desenvolvimento de um serviço de conserto de cadeira de rodas

Dados estatísticos mostram que mais de um bilhão de pessoas no mundo apresentam algum tipo de deficiência. Dentre esse total da população de pessoas, cerca de 10,0% necessita de cadeira de rodas. Devido ao crescimento do número de Pessoas com Deficiência, proporcionalmente ocorre o aumento de pessoa...

ver descrição completa

Principais autores: Santana, Fábio Evangelista, Salvalaio, Maysa Bonfante, Catapan, Márcio Fontana, Furtado, Anderson Elias, Lemos Júnior, Luiz Lopes
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12834
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-12834
recordtype ojs
spelling peri-article-128342022-10-20T20:06:42Z Aplicação do modelo SeTA para o desenvolvimento de um serviço de conserto de cadeira de rodas Santana, Fábio Evangelista Salvalaio, Maysa Bonfante Catapan, Márcio Fontana Furtado, Anderson Elias Lemos Júnior, Luiz Lopes Engenharia de produção/ engenharia do produto Desenvolvimento de produto e serviços; Modelo SeTA; Pessoa com deficiência; Cadeira de rodas Dados estatísticos mostram que mais de um bilhão de pessoas no mundo apresentam algum tipo de deficiência. Dentre esse total da população de pessoas, cerca de 10,0% necessita de cadeira de rodas. Devido ao crescimento do número de Pessoas com Deficiência, proporcionalmente ocorre o aumento de pessoas que necessitam da cadeira de rodas para sua mobilidade, ocorrendo uma carência de serviços para o conserto desta Tecnologia Assistiva. O objetivo deste artigo é aplicar o modelo SeTA para desenvolver um serviço de conserto de cadeira de rodas, evitando o descarte de cadeiras passíveis de serem reparadas e a troca frequente do principal meio de locomoção da pessoa com deficiência física. Como metodologia foi utilizado o modelo para o desenvolvimento de Serviços de Tecnologia Assistiva (SeTA), que considera os aspectos desde o levantamento de necessidades específicas dos usuários, passando por todas as etapas de projeto para transformação destas necessidades em requisitos de projeto, culminando com o projeto detalhado do serviço. Este modelo se apresenta em níveis de detalhamento de macrofases, fases, atividades e tarefas e possui materiais de apoio para o desenvolvimento. A pesquisa resultou em um serviço para o atendimento das necessidades apresentadas pelos usuários de cadeira de rodas durante as entrevistas, utilizando métodos para busca de soluções como serviços locais de eletrônica, mecânica e têxtil, associação para pessoas com deficiência, prefeitura local e trabalhadores voluntários. O modelo mostrou-se passível de ser aplicado no desenvolvimento de outros tipos de serviços para pessoas com deficiência. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) IFSC CNPq Nova Vida Araranguá Associação da Pessoa com Deficiência Física de Araranguá 2020-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12834 10.3895/rtr.v5n0.12834 Revista Transmutare; v. 5 (2020): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v5n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12834/8199 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Santana, Fábio Evangelista
Salvalaio, Maysa Bonfante
Catapan, Márcio Fontana
Furtado, Anderson Elias
Lemos Júnior, Luiz Lopes
spellingShingle Santana, Fábio Evangelista
Salvalaio, Maysa Bonfante
Catapan, Márcio Fontana
Furtado, Anderson Elias
Lemos Júnior, Luiz Lopes
Aplicação do modelo SeTA para o desenvolvimento de um serviço de conserto de cadeira de rodas
author_sort Santana, Fábio Evangelista
title Aplicação do modelo SeTA para o desenvolvimento de um serviço de conserto de cadeira de rodas
title_short Aplicação do modelo SeTA para o desenvolvimento de um serviço de conserto de cadeira de rodas
title_full Aplicação do modelo SeTA para o desenvolvimento de um serviço de conserto de cadeira de rodas
title_fullStr Aplicação do modelo SeTA para o desenvolvimento de um serviço de conserto de cadeira de rodas
title_full_unstemmed Aplicação do modelo SeTA para o desenvolvimento de um serviço de conserto de cadeira de rodas
title_sort aplicação do modelo seta para o desenvolvimento de um serviço de conserto de cadeira de rodas
description Dados estatísticos mostram que mais de um bilhão de pessoas no mundo apresentam algum tipo de deficiência. Dentre esse total da população de pessoas, cerca de 10,0% necessita de cadeira de rodas. Devido ao crescimento do número de Pessoas com Deficiência, proporcionalmente ocorre o aumento de pessoas que necessitam da cadeira de rodas para sua mobilidade, ocorrendo uma carência de serviços para o conserto desta Tecnologia Assistiva. O objetivo deste artigo é aplicar o modelo SeTA para desenvolver um serviço de conserto de cadeira de rodas, evitando o descarte de cadeiras passíveis de serem reparadas e a troca frequente do principal meio de locomoção da pessoa com deficiência física. Como metodologia foi utilizado o modelo para o desenvolvimento de Serviços de Tecnologia Assistiva (SeTA), que considera os aspectos desde o levantamento de necessidades específicas dos usuários, passando por todas as etapas de projeto para transformação destas necessidades em requisitos de projeto, culminando com o projeto detalhado do serviço. Este modelo se apresenta em níveis de detalhamento de macrofases, fases, atividades e tarefas e possui materiais de apoio para o desenvolvimento. A pesquisa resultou em um serviço para o atendimento das necessidades apresentadas pelos usuários de cadeira de rodas durante as entrevistas, utilizando métodos para busca de soluções como serviços locais de eletrônica, mecânica e têxtil, associação para pessoas com deficiência, prefeitura local e trabalhadores voluntários. O modelo mostrou-se passível de ser aplicado no desenvolvimento de outros tipos de serviços para pessoas com deficiência.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12834
_version_ 1805450232662589440
score 10,814766